A Alemanha venceu Portugal por 3 a 1, ontem, em Stuttgart, e assegurou o terceiro lugar da Copa do Mundo. Dessa forma, a equipe do técnico Jürgen Klinsmann terminou a campanha em casa com a sensação de dever cumprido.
Com uma equipe bastante modificada em relação às demais partidas, a começar o gol, com Kahn, a Alemanha partiu ao ataque no início do jogo, dando a impressão de que o duelo repetiria disputas pelo terceiro lugar de outras Copas, recheadas de e emoções. Porém, o primeiro tempo acabou não correspondendo às expectativas e terminou em branco.
No segundo tempo sim vieram os gols. Em cinco minutos, a Alemanha fez dois e praticamente decidiu a sorte do confronto. Aos 11 minutos, Schweinsteiger chutou de fora e o goleiro Ricardo não alcançou. Aos 16 minutos, o mesmo Schweinsteiger bateu falta da esquerda e a bola foi desviada pelo português Petit antes de entrar.
Ainda houve tempo para Schweinsteiger fazer o terceiro dos alemães, aos 33 minutos, em outro tiro de longe que, dessa vez, sem chance alguma a Ricardo.
Portugal descontou faltando dois minutos para o fim da partida. Nuno Gomes completou um cruzamento de Figo, que entrou apenas no segundo tempo para se despedir da seleção portuguesa.
Com os gols de ontem, a Alemanha atingiu a marca de 14 tentos, melhor ataque da Copa até a final de hoje. A Itália precisará marcar três para igualar os alemães. Além disso, Miroslav Klose tem tudo para concluir o torneio como principal artilheiro, com cinco gols, marca mais modesta desde 1962.
* * * * * *
Em Stuttgart
Alemanha 3 x 1 Portugal
AlemanhaKahn; Jansen, Metzelder, Nowotny e Lahm; Frings, Kehl, Schneider e Schweinsteiger (Hitzlsperger); Klose (Neuville) e Podolski (Hanke). Técnico: Jürgen Klinsmann
PortugalRicardo; Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Fernando Meira e Nuno Valente (Nuno Gomes); Costinha (Petit), Maniche, Deco e Cristiano Ronaldo; Simão Sabrosa e Pauleta (Figo). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Estádio: Gottlieb-Daimler. Árbitro: Toru Kamikawa (JAP). Gols: Schweinsteiger (A) aos 11, Petit (A, contra) aos 16 e Schweinsteiger (A) aos 33, Nuno Gomes (P) aos 43 do 2.º tempo. Amarelos: Frings e Schweinsteiger (A); Ricardo Costa, Costinha e Paulo Ferreira (P).