Juntos, eles marcaram sete gols em dois jogos e comandam a campanha do Coritiba na Copa São Paulo. A dupla Rafhael Lucas e Rafinha integra a nova safra de atletas, com a qual o clube se cerca de cautela. Apesar de despontar simultaneamente à formação do elenco profissional, os jovens não devem contar com uma promoção precoce.
"Muitos dizem que craque não tem idade. Concordo. Mas tem muito talento que sobe e desaparece no profissional. O aspecto não é apenas técnico, é emocional", alerta o coordenador das categorias de base do Coritiba, André Mazzuco. Ele está em Monte Azul Paulista, onde acompanha o bom desempenho verde e branco.
A equipe estreou com vitória sobre o Fortaleza por 3 a 1, com dois gols do atacante Rafhael Lucas e outro do xará dono da camisa dez. Na segunda rodada cada um marcou duas vezes contra o Vila Nova (GO) e o volante Guaraci completou a goleada por 5 a 0. Amanhã, basta um empate contra o Monte Azul (SP) para os garotos anteciparem a classificação.
A agenda de treinos do time principal não permitiu ao técnico Marcelo Oliveira acompanhar a performance dos juniores coxas-brancas. Mas ele também defende a ideia de preservas os meninos.
"Quando o jogador da base sobe, ele pode se encaixar imediatamente, mas muitos ainda se ressentem do impacto e da pressão e demandam um tempo maior", afirma o treinador. Ele já conta com quatro atletas recém-promovidos: goleiro Rafael Martins, o zagueiro Luccas Claro e os meias Dudu e Djair.
"Os que estão aqui [no interior paulista] são mais jovens [18 anos]. Precisam de mais um ano para amadurecer. Como o trabalho no Coritiba é lado a lado nada impede que eles sejam observados e treinem antes juntos com os profissionais", pondera Mazzuco.
Para ele, o sucesso da dupla não surpreende. O Rafhael Lucas tem sido moldado desde o infantil. "E tem dado um resultado muito bacana", diz o coordenador, que compara o atleta ao ídolo Keirrison, também lançado na Copinha. Já o meia tem seu estilo de força e velocidade comparado ao do homônimo Rafinha do elenco principal.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp