FutebolAtlético e Paraná na seleção
A bruxa está solta na equipe de futebol masculino que representará o Brasil no Pan. Dois atletas se contundiram e foram cortados da equipe que treina em Rio das Ostras (RJ) para a disputa da competição: o meia Bernardo (Cruzeiro) e o atacante Carlos (Vasco). O site da CBF divulgou que o meia Giuliano, do Paraná, e o atacante Choco, do Atlético, serão os substitutos dos atletas cortados. As dispensas foram anunciadas pelo médico da seleção, Willian Yousef, ligado ao Coritiba.
OrganizaçãoVila recebe primeiros hóspedes
Em meio a retroescavadeiras e obras de urbanização para o acabamento das ruas de acesso e dos jardins, a Vila Pan-Americana, na Barra da Tijuca, começou a receber, na manhã de ontem, os chefes de delegações dos 42 países que vão disputar os Jogos.
Os primeiros a chegar foram os canadenses. A gerente de operações do Comitê Olímpico Canadense, Carla Anderson, se encontrou pela manhã casualmente com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que foi à Vila fazer a entrega simbólica dos prédios que serão ocupados pela delegação brasileira.
O grupo chefiado por Carla é formado por dez pessoas. A comitiva total, de 747 atletas e dirigentes esportivos, deve chegar entre os dias 12 e 13 de julho. Carla elogiou as instalações do local e disse esperar ter tempo de conhecer os pontos turísticos da cidade. Ela revelou também, sem entrar em detalhes, que o Comitê Canadense tará segurança própria para o evento. Os chefes de missão já podem ocupar os apartamentos, mas muitos serviços só estarão disponíveis a partir de terça-feira, quando a Vila será oficialmente inaugurada.
SegurançaGoverno ganha equipamentos
O governo federal gastou R$ 562 milhões no plano de segurança do Pan, mas, inesperadamente, conseguiu uma economia de cerca de R$ 10 milhões ao receber de presente alguns equipamentos de ponta. As benesses foram concedidas pela empresa vencedora de uma licitação, realizada em 29 de maio, para o fornecimento de 109 máquinas de raios x para a disputa continental. No total, o grupo cederá sem ônus à União cinco equipamentos - entre esses o caminhão HCVM capaz de identificar dentro de um contêiner de 20 pés, em 30 segundos, qualquer tipo de armamento, bomba, droga ou produto químico perigoso.
Pira
O Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) apresentou na tarde de ontem a Pira Pan-Americana. Ela não ficará no alto do estádio, ao contrário do que ocorre em eventos deste gênero, mas num platô junto a um dos setores de cadeiras (brancas) do Maracanã. A pira tem formato arredondado e remete ao sol, assim como a mascote Cauê.