Posso correr com aquele tênis com que faço golaços no futebol de salão? Posso me fartar num bom churrasco com os amigos na véspera de uma prova e não prejudicar meu rendimento? E a freqüência cardíaca? Como faço para saber se não estou correndo além do meu limite?Durante a semana, a reportagem da Gazeta do Povo dará dicas sobre a performance de corrida para amadores, trazendo a opinião de especialistas ligados à prática de corridas de rua.

CARREGANDO :)

Terça - Corrida sem dor

Nesta terça-feira (4), o assunto será os pés do corredor. Especialistas em ortopedia darão dicas básicas e importantes para evitar lesões. Você conhecerá os tipos de pisadas e a importância de calçados adequados para evitar problemas futuros em músculos e articulações. Além disso, especialistas explicam como evitar uma lesão conhecida como "joelho de corredor" (runner´s knee) – lesão degenerativa da cartilagem. Quarta - Cuidados com o coração

Publicidade

Muito se fala a respeito da importância de exames cardiológicos, antes de iniciar atividades físicas. Isso realmente essencial, mas, se a pessoa está apta a correr, de que maneira os resultados dos exames refletem nos treinamentos. Na quarta-feira (5) será a vez de cardiologistas explicarem como encontrar o ritmo cardíaco ideal e importância de acompanhamento médico periódico. Não dá pra sair correndo de qualquer jeito

Quinta - Alimentação em dia

O resultado de uma alimentação balanceada reflete diretamente nos resultados nas corridas. Por isso, na quinta-feira (6), nutricionistas darão dicas de alimentos que não podem faltar no cardápio do corredor antes, durante e depois das provas.

Sexta - Sem treino, não tem corrida

Não basta ter boa vontade. Para terminar inteiro (a) uma corrida da rua, o corredor (a) precisa ter uma rotina de treinamento. Isso não serve apenas para os profissionais. Os amadores e iniciantes precisam ter em mente o que buscam ao participar de provas como estas. Na sexta-feira (7), profissionais de educação física explicam a importância de um bom treino de resistência muscular para os corredores de rua.

Publicidade