Nome: Nelson de Jesus Silva.Nascimento: 07/10/1973, em Irará (BA).Posição: Goleiro.Peso: 85 kg.Altura: 1,95 m.Clubes: Milan (atual), Vitória, Corinthians, Cruzeiro e Lugano-SUI.Convocações: 135.Jogos: 85.Gols sofridos: 65.Copas: 1998 e 2002.
Dida não é uma unanimidade na seleção. O goleiro que iniciou a carreira no Vitória, onde foi vice-campeão brasileiro em 1993, usa o porte físico avantajado como grande trunfo, fechando os ângulos em jogadas de frente com atacantes. Conta ainda com boa agilidade e reflexo. Ganhou fama de pegador de pênalti. Foi explorando essas características que se consagrou no Cruzeiro campeão da Libertadores de 1997 , Corinthians campeão brasileiro de 1999 e Mundial de Clubes da Fifa em 2000 e, atualmente, é dono da camisa 1 do poderoso Milan, da Itália.
A maior crítica ao arqueiro é a dificuldade nas saídas do gol. Apesar da estatura, costuma assustar quando a bola é lançada na área. Uma de suas cenas mais marcantes com a camisa da seleção ocorreu nas Olímpiadas de Atlanta-96. Contra o Japão, Dida trombou com o zagueiro Aldair na tentativa de antecipar um lançamento. A trapalhada custou a derrota por 1 a 0. A cena bizarra se repetiu no segundo jogo, na vitória sobre a Hungria por 3 a 1. Depois de duas copas como reserva, o goleiro tem a chance de mudar sua imagem. Apesar das críticas por uma fase irregular no Milan, Parreira já o assegurou como titular no Mundial.
A partir de hoje, a Gazeta publica uma coluna contando a carreira dos 23 convocados para a Copa para você guardar.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo