Acidentes de trânsito são difíceis de prever, principalmente quando a culpa é de terceiros. Porém, eles podem ser evitados se o motorista tiver conhecimento sobre direção defensiva. A prática se mostra importante quando se fala em estatísticas. Conforme dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), pesquisas realizadas pelo mundo apontam que 64% dos acidentes ocorrem por culpa do condutor (uso de álcool ou substâncias entorpecentes, velocidade inadequada, inexperiência ou falta de conhecimento do local e falta de atenção). Os demais casos acontecem por problemas mecânicos (30%) e das vias (6%).
"Este assunto é muito mais comportamental, não se trata de técnica de pilotagem", explica o coordenador de cursos de reciclagem do Detran-PR, Carlos Zanchi. Segundo ele, "o condutor defensivo é aquele motorista que está sempre preocupado em não provocar ou se envolver em acidentes".
No curso de direção defensiva, o motorista terá reforçados conhecimentos de legislação de trânsito, além de dicas de comportamentos que devem ser adotados no dia a dia. "Ele vai estudar as condições adversas como dia de chuva, sol direto nos olhos, condutor cansado, condutor nervoso ou muito feliz, além de condições adversas do veículo", exemplifica Zanchi. O motorista recebe ainda informações sobre os tipos de acidentes mais comuns, por que eles acontecem e como podem ser evitados.
O bom senso no trânsito é outro ponto mostrado aos alunos. Segundo Zanchi, são apresentados o perfil do ideal e o do mau motorista. "O condutor ideal é calmo, tolera, não devolve qualquer injustiça ou agressão, respeita a lei e a vida das pessoas. O mau condutor sempre tem pressa, não faz manutenção do carro, só diminui a velocidade onde tem pardal e devolve qualquer agressão e fechada, o que é uma troca burra", avalia.
Estatísticas
De acordo com Zanchi, mais de 80% dos freqüentadores dos cursos de reciclagem do Detran-PR são homens. "A mulher dirige muito melhor do que o homem, as estatísticas estão aí para comprovar. Não vemos mulheres alcoolizadas abraçadas em postes na madrugada e elas também não atravessam preferencial em alta velocidade". Na maioria das vezes, as mulheres estão envolvidas em pequenos acidentes. "O que se vê é um espelho quebrado, um pára-choque", afirma Zanchi.
Obrigatoriedade
O curso de direção defensiva - conforme o artigo 150 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resolução nº 50 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - faz parte das disciplinas obrigatórias nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para quem pretende obter o direito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também para aqueles que desejam renovar a CNH.
Participe dos canais interativos
Enquete -1Você já esteve envolvido em algum acidente de trânsito?
Enquete - 2Você acha importante ter conhecimentos sobre direção defensiva?
Enquete - 3Você tem o costume de dirigir após ingerir bebida alcoólica?
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura