Tida como o "patinho feio" dentre as competições nacionais, a Série D sofre com a desistência das equipes classificadas pelos campeonatos estaduais. No Paraná não é diferente, tanto que o Operário Ferroviário, um dos "premiados" com a vaga, pela boa campanha no certame local, quase desistiu de participar do torneio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A razão é única: a falta de apoio financeiro à Quarta Divisão brasileira. Porém, o apoio do ferrenho torcedor do Fantasma virou o jogo que parecia praticamente perdido. Na quarta-feira (6), o gestor Dorly Michels confirmou a presença do clube da cidade de Ponta Grossa.

CARREGANDO :)

O dirigente garantiu, em entrevista ao Jornal da Manhã, que na próxima semana serão feitos os últimos acertos com os jogadores, já que a maioria teve seu contrato encerrado em 5 de maio.

"Vamos fazer aquilo que dissemos que íamos fazer. Vamos sentar com os jogadores que consideramos importantes, negociar uma renovação até maio do ano que vem e avaliar possíveis empréstimos que acabem antes da Série D", detalhou.O Operário Ferroviário ainda pode ganhar mais tempo para planejar a disputa da competição nacional. Uma nova determinação da Confederação Brasileira de Futebol pode retardar o início da Série D, que estava previsto para 16 de julho.

Publicidade

Na última terça-feira, a CBF enviou comunicado a todas as federações estaduais determinando como proceder com as equipes classificadas para a quarta divisão nacional, mas que desistiram da disputa. O prazo máximo para que as equipes que conquistaram a vaga em campo confirmem a desistência é 14 de maio. A partir daí, inicia o processo de substituição dos clubes, que vai durar até 4 de junho.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, a competição só pode iniciar 60 dias depois da divulgação da tabela, o que só pode acontecer depois da Reunião Arbitral, ainda sem data definida. Portanto, o início da competição só deve ocorrer em agosto.