• Carregando...

O presidente da A1GP, Tony Teixeira, pretende montar uma equipe para competir na Fórmula 1. Maior dirigente da categoria conhecida como a "Copa do Mundo sobre rodas", o sul-africano já analisou propostas de adquirir Toro Rosso e Honda, e também da antiga Spayker (hoje Force India), nos dois últimos anos, mas quer mesmo começar um projeto do zero, que seria baseado em Portugal.

"A equipe seria baseada e bancada pelo governo português. Se esse pretende ser um centro automobilístico importante, eles têm de ter uma equipe de Fórmula 1. Não significaria nada sem a Fórmula 1. A ideia é que abrigue escritórios da A1 e da Fórmula 1", disse ao site da revista Autosport.

Sua intenção é aproveitar um terreno que comprou nas proximidades do circuito do Algarve - bastante usado pelas equipes da Fórmula 1 para testes - como base para a A1GP e para uma futura equipe na principal categoria do automobilismo. "Comprei 47 mil metros quadrados. Adquiri essa área para instalar um escritório, uma fábrica da A1GP com 35 seções, uma fábrica da A1 e da A2, restaurantes e todo o cenário de comércio", explicou.

Um dos motivos para a criação da equipe de Fórmula 1 é que ela seja o passo seguinte para os campeões da A1GP dos próximos anos. "A única razão pela qual queremos uma equipe de Fórmula 1 é para os vencedores da A1 irem para a categoria. Mas, por causa desses tempos [econômicos], não posso garantir orçamento para este ano.

Teixeira revelou ter sido um dos interessados na Honda e ter deixado Vijay Mallya comprar a Spyker em 2007. "Eu conservei com a Honda nas últimas duas semanas", ressaltou. "Nós já havíamos tentado fechar negócio com a Spyker, mas deixei Mallya levar a melhor. Depois disso, tentamos a Toro Rosso em novembro, porém, com o fim das equipes-clientes, a nossa situação ficou bastante difícil.

"Hoje, na verdade, a situação é completamente diferente. Vou construir os meus carros e vou projetar os chassis. Tenho minha própria fábrica. Não serei um time-cliente. Posso construir o meu carro e competir com os motores da Ferrari. E estarei no mesmo nível dos demais", explicou. A A1GP compete com motores cedidos pela equipe italiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]