O sérvio Novak Djokovic enfrentou dificuldades, mas conseguiu avançar na partida de estreia no Torneio de Pequim, disputado em quadras rápidas. Nesta terça-feira (2), o tenista número 2 do mundo derrotou o alemão Michael Berrer, 123.º colocado no ranking da ATP e que veio do qualifying, por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (3/7) e 6/2, em 1 hora e 58 minutos.
O número 2 do mundo não entrava em quadra desde a final do US Open, quando foi derrotado pelo escocês Andy Murray. Este foi o segundo duelo entre os tenistas e Djokovic ganhou as duas vezes. Na segunda rodada em Pequim o sérvio vai encarar o argentino Carlos Berlocq.
Nesta terça, Djokovic dominou completamente o primeiro set, conseguiu duas quebras de serviço, fez três aces, salvou o seu saque uma vez e triunfou por 6/1.
O alemão, porém, reagiu no segundo set e equilibrou o duelo graças ao seu potente saque. Berrer disparou sete aces e salvou três break points. Assim, a partida seguiu para o tie break, vencido pelo número 123 do mundo. No terceiro set, Djokovic voltou a ser superior. Ele converteu os dois break points que teve e ganhou a parcial por 6/2 para avançar na China.
De virada, o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 7 do mundo, venceu o usbeque Denis Istomin, 45.º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 7/6 (7/3), em 1 hora e 56 minutos. O francês fez 14 aces na partida, cinco a mais do que o adversário.
Com a vitória, Tsonga fez 4 a 0 no confronto direto com Istomin. Seu próximo adversário em Pequim será o russo Nikolay Davydenko, que derrotou o compatriota Alex Bogomolov Jr. por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1.
O alemão Tommy Haas, número 21 do mundo, foi eliminado na estreia ao perder para o russo Mikhail Youzhny, 28.º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/2. O italiano Andreas Seppi e o austríaco Jurgen Melzer também triunfaram nesta terça e avançaram para a segunda rodada.