O sérvio Novak Djokovic foi o primeiro tenista a se classificar para as semifinais da Masters Cup de Xangai, que reúne os melhores tenistas da temporada. Nesta terça-feira, ele superou o russo Nikolay Davydenko por 2 a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 0/6 e 7/5, após 2 horas e 18 minutos de partida.
Como venceu pela segunda vez na competição, o número 3 do mundo já tem vaga certa entre os quatro melhores do torneio. O resultado também eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga, que perdeu seus dois jogos, e será o próximo adversário de Djokovic. Davydenko e o argentino Juan Martin del Potro, com uma vitória cada, jogam pela outra vaga do Grupo Dourado - no primeiro jogo do dia, Del Potro derrotou Tsonga por 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5).
Djokovic começou mal a partida, e Davydenko chegou a sacar com 5/4 no primeiro set. Mas, instável em momentos de decisão, ele cedeu uma quebra ao rival. No tie-break, o saque não entrou, e o sérvio venceu a parcial. No segundo set, a partida tomou contornos totalmente atípicos. Djokovic ganhou apenas nove pontos, e cometeu 17 erros não-forçados. Davydenko venceu por 6 a 0 sem precisar de muitos winners - bolas sem resposta do adversário. Foram apenas dois durante a parcial.
O terceiro set seguiu equilibrado até o empate por 5 a 5. Então, Djokovic aproveitou-se de mais um momento de instabilidade do rival para quebrar novamente seu serviço. Depois, sacou para fechar e garantir a vaga na semifinal.
Na preliminar, Tsonga mostrou toda a força de seu saque, e conseguiu 17 aces - chegou a fechar um game inteiro apenas com pontos diretos. Mesmo assim, cometeu muitos erros não-forçados, dando chances para Del Potro reagir na partida. Nos momentos decisivos, o argentino foi melhor e garantiu a vitória após dois tie-breaks em que prevaleceu sua concentração. Del Potro e Tsonga são duas das principais revelações da temporada, e disputam pela primeira vez a Masters Cup.
O torneio deste ano tem oito dos nove primeiros colocados na Corrida dos Campeões - apenas Rafael Nadal, líder do ranking, ficou fora por causa de uma tendinite no joelho direito. Nesta quarta-feira tem a segunda rodada do Grupo Vermelho, com Andy Murray x Gilles Simon, às 8 horas (de Brasília), e Roger Federer x Andy Roddick, em seguida.