Entrevista
Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador-geral de Justiça do estado.
Como vai funcionar o grupo de trabalho para fiscalizar a Copa em Curitiba?
Procuradores e promotores de Justiça com atuação nas áreas de proteção ao patrimônio público, defesa do consumidor e proteção ao meio ambiente vão cuidar dessas situações específicas. Nossa ideia é trabalhar preventivamente, acompanhar a implementação e a execução dos projetos de obras, serviços e compras, licitações e contratos, além de eventuais propostas de alterações legislativas.
Existe uma pré-pauta de preocupações e situações com maior risco de irregularidades?
Estamos, claro, todos satisfeitos com Curitiba entre as sedes da Copa. No entanto, a realização do evento aqui precisa obedecer a legislação brasileira, assim como a estadual. As regras da Fifa devem se adequar às normas do país. Caso seja necessário, o MP terá de entrar com alguma medida judicial.
Qual a avaliação do MP sobre os benefícios fiscais dados à Fifa?
É importante destacar que o Conselho Nacional de Procuradores Gerais montou um grupo especial e vem fazendo reuniões sobre o assunto. Queremos, basicamente, que se respeite a legislação brasileira. Vou citar uma situação. A CBF assinou um termo de ajustamento de conduta proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Muitos estados, inclusive o Paraná, aceitaram a medida. Mas pode acontecer, imagine você, de uma cervejaria patrocinar a Copa e a norma não ser mais respeitada. E aí?
O senhor já percebeu algum indício de irregularidade?
Olha, assisti o pessoal do Distrito Federal. Uma gangue que fazia menção à Copa para o benefício próprio. Provavelmente, haveria ali superfaturamento ou coisa do gênero. Há notícias do Pan, com o pagamento em triplo. Ou seja: é nessa frente que iremos agir. Temos a preocupação que a adequação do estádio, por exemplo, não traga prejuízo ao meio ambiente e as regras de urbanismo. É isso.
O Site
Não parece montagem, mas é tão espetacular que parece mentira. O armador Monta Ellis, do Golden State Warrior, faz uma cesta (de costas) do corredor das arquibancadas do ginásio.http://preview.tinyurl.com/chuaaaa
De acordo com números oficiais da Federação Paranaense, o estado tem 325 clubes de futebol identificados. Ou seja: pela média geográfica, haveria quase um time disposto a revelar jogadores, ganhar títulos e conquistar torcedores por município. No total, 2/3 desses são amadores na essência. O grande negócio que virou o esporte faz, por exemplo, a cidade de Arapongas com pouco mais de 100 mil habitantes apresentar na listagem seis agremiações.
Expurgados
Ainda segundo a FPF, há atualmente apenas 49 clubes profissionais em atividade. Pelos critérios da entidade, equipes que por dois anos não disputaram nenhum torneio mesmo que seja das categorias de base perdem a filiação. A Adap, de Campo Mourão, corre esse risco em 2010.
Funciona?
A Império Alviverde anunciou medidas na tentativa de atenuar a imagem deixada com o vandalismo no rebaixamento do Coritiba. Entre as promessas da facção, a extinção de todos os comandos (grupos divididos por gênero ou bairros), com exceção ao feminino. Em Paranaguá, quarta-feira, a norma não foi cumprida.
Imagem é tudo
A organizada também disse que irá entrar em contato com o Google, através de uma ação judicial, proibindo a veiculação do nome Império atrelado a grupos criminosos, armas, drogas ou qualquer outra ação ilícita. Por fim, promete pagar royalties ao Coxa pelo uso de símbolos em alusão ao clube.
Coirmão
Se tudo correr como o planejado, quem poderá lucrar com um bom desempenho do Corinthians-PR é o Coritiba. O clube já estuda ceder atletas ao time do Alto da Glória para a disputa da Série B.
Peneira
O goleiro Carlos Miguel, 13 anos, convocado essa semana para a seleção brasileira sub-14, mostrou uma nova faceta das categorias de base do Paraná: garimpar promessas. Ele foi pinçado da escolinha de futebol Los Angeles, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Estratégia
A defesa do Coritiba no Superior Tribunal de Justiça Desportiva corre por caixas de e-mail. As sustentações do clube para aliviar a pena de 30 jogos se tornaram públicas, antes mesmo da data do julgamento. Para um advogado ouvido pela coluna, "ótimo para quem procura contra-argumentos".
Bom do tapetão
Através de um estudo do Centro de Tecnologia do Futebol, o Paraná foi considerado o time com mais vitórias no Superior Tribunal de Justiça Desportiva durante a Série B de 2009. O Atlético-MG foi o "campeão" da elite.
Colaboraram Leonardo Mendes Júnior, Robson De Lazzari e André Pugliesi.
Parceria
"Depois do Estadual, se formos bem, vamos ajudar o Coritiba cedendo jogadores de forma gratuita ou quem sabe fazendo convênios", garantiu Joel Malucelli, ex-presidente coritibano entre 1996 e 1997, dono do Timãozinho.
Adotado
O Corinthians verdadeiro parabenizou o genérico paranaense pela vitória na primeira rodada do Estadual contra o Cianorte. No site oficial do Timão, surgiu uma simpática menção ao xará do Mossunguê.
Lei e ordem
O atual estatuto da FPF foi aprovado em 18/12/2008. Pouco mais de um ano, a atual diretoria da entidade convocou uma nova assembleia para promover outra alteração. A entidade, no entanto, não especifica no edital de convocação qual a norma que lhe aflige. A reunião será sexta-feira.
$$$
Além de alterar o contrato que rege a FPF, a entidade vai aproveitar para discutir e votar o relatório, as contas e o balanço geral das atividades administrativas e financeiras do exercício 2009; além de pôr em votação a proposta orçamentária para 2010.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião