• Carregando...

São Pedro deu uma trégua, limpou o céu do Rio de Janeiro e produziiu uma noite de sábado muito agradável no subúrbio carioca, mas precisamente no Engenho de Dentro. O bairro viveu horas de muita alegria com a primeira partida realizada no Estádio João Havelange, apelidado de Engenhão. Em campo, o Botafogo derrotou o Fluminense por 2 a 1, de virada, no clássico válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Glorioso chegou aos 20 pontos e selou sua posição de líder invicto da competição. O Tricolor ficou com 12 pontos e está na sexta colocação. Na próxima rodada, o Flu recebe o Paraná, enquanto o Alvinegro vai ao Serra Dourada enfrentar o Goiás. Os dois jogos acontecem no dia 3, terça-feira.

Alex Dias entra para a história

O clássico começou truncado. Os dois times davam a impressão de estranhar as dimensões do campo e tinham dificuldades de acertar os passes, já que o gramado não estava dos melhores. O Glorioso, no entanto, aos poucos tomou conta do meio-campo e se impôs, principalmente com as arrancadas de Zé Roberto, pelo lado direito.

Mas o primeiro lance de perigo foi do Flu, e ocorreu aos 15 minutos, quando Alex Dias arriscou da entrada da área e mandou a bola próxima ao ângulo esquerdo de Júlio César. A partir daí, o Tricolor conseguiu equilibrar as ações, com destaque para o zagueiro Thiago Silva, que não dava espaços para o atacante Dodô.

E, aos 27, Alex Dias entrou para a história do Engenhão ao fazer o primeiro gol do Flu e do estádio, que oficialmente se chama João Havelange. O atacante recebeu ótimo passe de Arouca, entrou em velocidade pelo lado direito da área, foi abafado por Júlio César, mas conseguiu escapar e tocar com categoria, por cobertura, para balançar a rede alvinegra. Com o feito, Alex recebeu o troféu Valdir Pereira, o genial Didi, que fez o primeiro gol do Maracanã, em 1950, quando, por coincidência, também vestia a camisa tricolor.

No fim do primeiro tempo, o Botafogo ainda teve uma ótima oportunidade para empatar a partida: Dodô sofreu falta na entrada da área, Lucio Flavio cobrou bem, mas Fernando Henrique, bem colocado, agarrou com segurança.

Glorioso volta do intervalo com disposição e vira

Atrás no marcador, o time alvinegro partiu com tudo para o ataque. E não demorou muito para fazer sua torcida vibrar: aos cinco minutos, Roger chegou atrasado e fez pênalti em André Lima. Dodô cobrou com categoria no lado direito de Fernando Henrique e empatou o Clássico Vovô.

Aos 18, Joílson arriscou um chute forte e assustou o goleiro tricolor, mandando a bola rente à trave direita. Aos 30, dois lances para acordar a torcida, pois o jogo havia caído de qualidade: Carlos Alberto arrancou do meio-campo, passou para Alex Dias, que entrou cara a cara com Júlio César e perdeu uma chance incrível ao chutar em cima do goleiro. Em seguida, Cícero, que acabara de entrar no lugar de Arouca, deu uma entrada ríspida em Juninho e foi expulso.

Para piorar a vida tricolor, aos 32, Alex cruzou pela direita na cabeça de Dodô, que não teve problemas para colocar no fundo do gol de Fernando Henrique. Bela virada alvinegra e sétimo gol do atacante no Brasileiro. Aos 38, o Bota também ficou com dez homens em campo: Joílson entrou de forma violenta em Junior Cesar e levou o vermelho.

O Tricolor se esforçou, pressionou e lutou muito pelo empate, mas esbarrou no próprio cansaço e nas boas defesas do goleiro do Botafogo, que garantiu a vitória nos minutos finais. Fim de partida, e os torcedores alvinegros foram para casa tirando sarro dos rivais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]