O grego Karagounis não passa pelo goleiro reserva polonês Tyton na cobrança de pênalti em Varsóvia| Foto: Leonhard Foeger/Reuters

Uma das sedes da Eurocopa 2012 - ao lado da Ucrânia -, a Polônia escapou de uma derrota logo na abertura, diante de sua torcida, nesta sexta-feira (8). Jogando em Varsóvia, os anfitriões saíram na frente contra a Grécia, mas cederam o empate no segundo tempo e contaram com um pênalti desperdiçado pelos rivais para ficar no 1 a 1. O jogo teve uma expulsão para cada lado.

CARREGANDO :)

A partida foi precedida de uma cerimônia de abertura, com duração de 20 minutos. Mais simples que os eventos que abrem Copa do Mundo e Olimpíada, o evento teve um pequeno show musical, que variou entre o erudito do polonês Frédéric Chopin, interpretado pelo pianista húngaro Gyorgy Adam, e o som contemporâneo do DJ italiano Karmatronic.

A música animou os figurantes que encenavam no palco montado sobre o gramado, formando mosaicos diversos, em alusão ao esporte. Também portaram as tradicionais bandeiras de todos os países participantes da Euro.

Publicidade

Com a bola rolando, a Polônia contou com o apoio maciço do Estádio Nacional para dominar os primeiros minutos e abrir o placar aos 17 minutos de jogo. Lewandowski aproveitou cruzamento do lateral-direito Piszczek e a indecisão do goleiro grego Chalkias para mandar de cabeça para a rede.

O jogo ficou mais favorável aos donos da casa quando Papastathopoulos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso no final do primeiro tempo. O árbitro espanhol Roberto Alonso Fernández foi rigoroso demais, pois nem falta o grego cometeu no lance

Mesmo com um a menos, a Grécia chegou ao empate. Aos cinco minutos do segundo tempo, Salpingidis, que havia entrado no intervalo, aproveitou a bobeira do goleiro Szczesny e do zagueiro Perquis para finalizar.

O gol deu novo fôlego aos gregos, que passaram a controlar a partida. Aos 24 minutos, Salpingidis entrou na área livre e foi derrubado pelo goleiro Szczesny. O árbitro marcou pênalti e expulsou o polonês. Mas o reserva Tyton evitou o gol ao fazer grande defesa na finalização do capitão grego Karagounis. No restante do tempo a Polônia tentou pressionar, mas a Grécia levou perigo nos contra-ataques.

O resultado manteve uma sequência inglória para os anfitriões da Euro. Nas últimas três edições, incluindo as competições sediadas em Portugal e Suíça, os donos da casa tropeçaram na estreia.

Publicidade

O jogo entre Rússia e República Tcheca, ainda nesta sexta, na cidade polonesa de Wroclaw, completa a primeira rodada do grupo A.