Várias histórias cercam a origem do boliche. Uma delas diz que um arqueólogo inglês encontrou na tumba de uma criança egípcia, pinos e bolas que poderiam ser um boliche primitivo.
Uma versão mais macabra conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, que eram lançados colocando-se os dedos nas cavidades dos olhos.
No século XII, surgiu na Inglaterra um boliche na grama. A popularidade foi tanta que o Rei Eduardo proibiu a prática, temendo que superasse o arco e flecha, de maior importância militar. A versão mais moderna aponta o nascimento da modalidade na Alemanha, no século IV ou V.
No Brasil, o auge foi na década de 60, quando até astros como Elis Regina e Roberto Carlos eram proprietários de casas especializadas. Hoje, existem 136 locais para a prática do esporte, com 1.336 pistas todos particulares. No Paraná são apenas 13 estabelecimentos.
Os Estados Unidos são o grande pólo mundial, onde existem mais de 65 milhões de praticantes. Lá, as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores. (ALM)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião