Em 17 anos de rivalidade, o clássico entre Paraná e Atlético teve seu ápice no início desse século. Em 2001 e 2002 as duas equipes decidiram o Estadual, em disputas com muitos gols e emoções.
Em 2001, tricolores e atleticanos fizeram três jogos pela decisão do Campeonato Paranaense. Foram três empates 1 a 1 no Couto Pereira, 1 a 1 e 2 a 2 na Arena. Como fez a melhor campanha na primeira fase, o Atlético ficou com o título mesmo sem vencer o adversário, repetindo o desfecho da conquista de 2000, sobre o Coritiba. A base do Furacão campeão estadual conquistaria no fim do ano o inédito título brasileiro, fechando o ano mais vitorioso da história do clube.
Na temporada seguinte, reencontro na final do Supercampeonato os grandes não jogaram o Paranaense, pois estavam participando da Copa SulMinas. No primeiro jogo, na Arena, o Atlético massacrou o rival: venceu por 6 a 1, com quatro gols de Kléber, e tornou a missão tricolor para o segundo jogo quase impossível. O milagre, porém, quase aconteceu. Os paranistas fizeram 4 a 1 na Vila Capanema, ficando a um gol do título.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp