Principal esperança de pódio do Brasil no Mundial de Atletismo de Moscou, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, ficou perto do pódio do salto em distância, mas acabou na quinta colocação da final realizada ontem. O ouro ficou com o russo Aleksandr Menkov, a prata foi para o holandês Ignisious Gaisah e o bronze terminou com o mexicano Luis Rivera. Assim, a delegação brasileira segue sem medalhas na competição, que acaba neste domingo.
Duda era um dos favoritos da prova, já que é o atual campeão mundial indoor venceu no ano passado, em Istambul (Turquia) , mas não conseguiu fazer frente ao grande favorito Menkov, que registrou as três melhores marcas da final em Moscou. O brasileiro saltou 8,24 metros em sua sexta e última tentativa, três centímetros a menos do que o mexicano Rivera, que terminou com o bronze.
Se tivesse ao menos igualado seu recorde pessoal de 8,31 metros, Duda teria terminado com a medalha de prata em Moscou. Isso porque Menkov foi o primeiro colocado disparado, com 8,56 metros, que é a melhor marca do ano, mas o segundo, Gaisah, ficou 27 centímetros atrás, com o salto de 8,29 metros. "Lutei, mas não deu, briguei até o último salto", disse Duda. "O Brasil está evoluindo, cada vez com mais atletas nas finais."
Ainda ontem, o revezamento 4x400 m do Brasil terminou a final da modalidade em sétimo lugar. Os EUA venceram a prova, seguidos de Jamaica e Rússia.
O país tem apenas mais duas chances para tentar chegar ao pódio no Mundial de Moscou. Hoje, a partir das 8h30, na maratona masculina, e no domingo, caso o revezamento 4x100 m feminino chegue à final. Solonei Rocha e Paulo Roberto de Almeida Paula são os brasileiros que disputarão a maratona no penúltimo dia de provas na capital russa.