Após ver os americanos levarem a melhor sobre os brasileiros em Pequim, as parcerias Ricardo/Emanuel e Renata/Talita voltaram mais cedo das férias. O objetivo? Fazer bonito no Desafio Brasil x Estados Unidos de vôlei de praia, que este ano contará com a presença dos atuais campeões olímpicos, Rogers e Dalhausser, além de Branagh e Youngs. O duelo masculino abrirá a competição às 12h30 deste sábado, no Alto da lapa, em São Paulo. Em seguida, será a vez das mulheres se enfrentarem.
No domingo, todos os atletas entram em quadra em um desafio 4 x 4 para mostrar qual das duas potências detém a supremacia das areias. A disputa, que faz parte da programação do Verão Espetacular, será transmitida ao vivo dentro do programa Esporte Espetacular.
Campeões olímpicos em 2004, Ricardo e Emanuel reconhecem que a rivalidade com os americanos tem tudo para ser ainda mais forte este ano, já que Márcio e Fábio Luiz foram derrotados por Rogers e Dalhausser na final olímpica.
"Brasil e Estados Unidos têm uma rivalidade muito grande. Vejo o torneio como grande espetáculo, com duas duplas campeãs olímpicas em quadra. O público vai torcer por "revanche", mas não vamos pensar no passado. Será uma disputa sadia", afirmou Ricardo, medalha de bronze ao lado de seu parceiro em Pequim.
Se depender das estatísticas, os brasileiros podem se animar. Nas últimas três temporadas, Ricardo e Emanuel bateram os americanos em sete vezes, contra quatro vitórias de Rogers e Dalhausser. A dupla verde-amarela admite que está ansiosa por um "tira-teima" olímpico.
"Jogar contra os atuais campeões olímpicos motiva muito. Quando uma partida tem nível técnico elevadíssimo, você faz tudo para jogar bem. Mas não vamos estar no nosso melhor, já que estamos voltando das férias. O público vai fazer a diferença a nosso favor", lembrou Ricardo.
No feminino, também não faltará motivação. Quartas colocadas em Pequim (Walsh e May foram as campeãs), Renata e Talita atuarão juntas pela última vez antes da estreia de suas novas duplas. A primeira jogará com Val, enquanto a segunda será parceira de Maria Elisa na temporada 2009.