Rio A seleção brasileira embarcou, ontem à noite, para a Suécia, onde enfrentará o Chile (sábado) e Gana (terça-feira) com uma novidade de última hora. Pela manhã, o goleiro Hélton, do Porto, comunicou à comissão técnica que se machucara atuando por seu clube. Acabou cortado e para o seu lugar foi chamado Cássio, de 20 anos, goleiro reserva do Grêmio. Cássio foi um dos destaques da seleção sub-20, que conquistou o Sul-Americano no início do ano, no Paraguai.
"É difícil de acreditar. Só mesmo quando encontrar o pessoal no aeroporto é que vou me sentir na seleção", disse o goleiro.
O espanto de Cássio, reserva do argentino Saja no Grêmio, é mais do que justificado. Sua vida mudou radicalmente quando foi convocado às pressas para a seleção sub-20, depois que o goleiro Felipe, do Santos, foi cortado devido a um problema de doping. Cássio chegou na reserva de Muriel, mas ganhou a vaga no segundo jogo e acabou sendo um dos destaques da seleção, ao lado de Alexandre Pato e de Lucas, seu companheiro de Grêmio.
Hélton foi a quarta baixa na lista inicial apresentada pelo técnico Dunga. Antes do goleiro do Porto, já haviam sido cortados os zagueiros Luisão (Benfica) e Alex (PSV), além do atacante Rafael Sóbis (Betis), todos por motivo de contusão. Para seus lugares foram chamados Naldo (Werder Bremen), Edu Dracena (Fernebache) e Ricardo Oliveira (Milan).
"A convocação de Cássio faz parte do planejamento elaborado pela comissão técnica visando à Olimpíada de Pequim", justificou o treinador.
Dunga já tinha feito algo semelhante quando convocou o lateral Carlinhos, do Santos, que também fez parte da seleção sub-20 que brilhou no Paraguai. A diferença é que Carlinhos foi convocado antes do sul-americano.
Cássio foi o único jogador a embarcar ontem com a comissão técnica. Josué e Ilsinho, que atuam pelo São Paulo, além de Kleber, do Santos, só se juntarão ao grupo na Suécia, já que tinham jogos pela Libertadores. Os demais jogam em clubes da Europa.
A seleção só treina sexta-feira no Ullevi Stadion, local do jogo de sábado contra o Chile, às 12h de Brasília. Domingo, a delegação embarca de Gotemburgo para Estocolmo, em vôo fretado. Na capital sueca, haverá treino na segunda-feira no Estádio Rasunda, local da partida de terça-feira contra a seleção de Gana, às 14h30m. O retorno da delegação ao Brasil acontecerá no dia seguinte, saindo de Frankfurt às 22h05, com chegada na quinta-feira prevista para as 5h, em São Paulo, e às 7h30 no Rio de Janeiro.