O futebol baiano terminará a temporada 2005 da mesma maneira que encerrou o ano passado: chorando o fracasso da dupla Ba-Vi no gramado. Os dois maiores clubes do Nordeste foram rebaixados à Terceira Divisão de 2006, após a última rodada da primeira fase da Série B.

CARREGANDO :)

No ano passado, o Tricolor havia chegado à última rodada do quadrangular final da Segundona precisando de uma vitória simples, na Fonte Nova, sobre o Brasiliense para retornar à elite do futebol brasileiro. Empatou e viu a festa do clube brasiliense na sua casa. Já o Rubro-Negro sucumbiu diante da Ponte Preta, no Barradão, e amargou a queda da Primeira Divisão.

Nos dois casos, o rebaixamento para a Série C foi dramático. O Bahia enfrentou o Paulista, em um confronto direto em Jundiaí, podendo até empatar – dependendo dos outros resultados – para escapar da degola. Perdeu por 3 a 2 e adquiriu a "honra" de ser o primeiro campeão brasileiro a disputar a Terceira Divisão. Em 88, a dupla Charles e Bobô levou o clube ao principal título do país.

Publicidade

Já o Vitória caiu por causa da sua incompetência e da falta de sorte. Mais uma vez no Barradão, não conseguiu ir além de um empate por 3 a 3 com a Portuguesa, mas ainda assim garantia a permanência na Segunda Divisão com a vitória do Criciúma sobre o CRB, por 1 a 0. Porém o time alagoano obteve a virada para 2 a 1 em dois minutos, escapou do descenso e empurrou o Rubro-Negro baiano para a Série C.

Em 2006, a dupla Ba-Vi terá a companhia de outra equipe com título importante no futebol brasileiro: o Criciúma, campeão da Copa do Brasil em 91, que estava rebaixado desde a rodada passada. Também caíram Caxias, Anapolina e União Barbarense.

Na outra ponta da tabela, Guarani, Avaí e Náutico garantiram as últimas vagas para a segunda fase do torneio. Santa Cruz, Santo André, Grêmio, Marília e Portuguesa já estavam classificados.

Na próxima fase, as oito equipes serão divididas em dois grupos, onde jogarão em turno e returno. No Grupo A estão Santa Cruz, Grêmio, Santo André e Avaí. No B, Marília, Guarani, Portuguesa e Náutico. Os dois melhores de cada chave avançam para a fase final. o campeão e o vice sobem para a Série A de 2006.