Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel fizeram história ontem, mesmo sem pisar na areia. Com o cancelamento da etapa da Indonésia, que seria a penúltima da temporada, os brasileiros asseguraram por antecipação o pentacampeonato do Circuito Mundial de vôlei de praia. É a primeira vez que uma dupla conquista o título em cinco anos seguidos.
Ricardo e Emanuel dividiam o recorde com os americanos Sinjin Smith e Randy Stoklos, que foram tetracampeões entre 1989 e 1993. Individualmente, Emanuel também detém o recorde de nove títulos os cinco ao lado de Ricardo, desde 2003, dois com Zé Marco (1996 e 1997), um com Loiola (1999) e outro com Tande (2001).
A dupla brasileira, medalha de ouro no Pan do Rio, em julho, soma 6.940 pontos no Circuito Mundial, 660 a mais que os também brasileiros Márcio e Fábio Luiz. Mesmo que vençam a etapa de Fortaleza, que marcará o encerramento da temporada, no fim de setembro, os vice-líderes não conseguirão ultrapassar Ricardo e Emanuel. Com apenas mais uma etapa no calendário, Márcio e Fábio Luiz também garantiram o vice-campeonato.
A etapa da Indonésia, que seria realizada entre 31 de outubro e 4 de novembro, foi cancelada devido à falta de patrocinadores. A Federação Internacional de Vôlei confirmou o cancelamento na noite de segunda-feira, o que garantiu o título à parceria brasileira.
Para chegar ao penta, Ricardo e Emanuel venceram seis etapas (Portugal, França, Canadá, Áustria, Nourega e Polônia) e foram vice na Itália. O próximo objetivo da dupla é garantir o tetracampeonato brasileiro. Mas na disputa interna, a situação se inverte: os pentacampeões mundiais estão em segundo lugar, com 1.440 pontos, atrás dos líderes Márcio e Fábio Luiz, que têm 1.560.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo