Os norte-americanos Robby Gordon e Johnny Campbell (Hummer) levaram a melhor entre os carros na nona etapa do Dakar, nesta terça-feira (10), uma especial de 566 quilômetros entre as cidades chilenas de Antofagasta e Iquique. Eles reduziram a vantagem dos líderes da classificação geral, os franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mini).
Gordon e Campbell, que estão em segundo no somatório das nove etapas, completaram o percurso em 4h35min21s e foram 1min38 mais rápidos que os concorrentes. A diferença agora é de 5min58.
O espanhol Joan Roma e o francês Michel Périn (Mini) terminaram o dia na terceira posição, a mais de oito minutos dos vencedores, e mantiveram o quarto lugar geral, atrás também do polonês Krzysztof Holowczyc e do francês Jean-Marc Fortín.
Campeão entre os carros no ano passado, ao lado do copiloto alemão Timo Gottschalk, o catariano Nasser Al-Attiyah (Hummer), que agora competiu ao lado do espanhol Lucas Cruz, abandonou nesta terça devido a problemas mecânicos. Antes da desistência, eles estavam em sexto no geral, a mais de 45 minutos dos primeiros colocados.
Os brasileiros Jean Azevedo e Emerson Cavassin (Nissan) ficaram em 14.º lugar e ocupam a 15.ª colocação no somatório das nove etapas.
A décima etapa terá nesta quarta-feira (11): 377 quilômetros cronometrados entre Iquique e Arica, com um setor de dunas de cem quilômetros pelo extremo norte chileno.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura