O ex-dono de equipe da Fórmula 1Eddie Jordan jogou um balde de água fria nos planos do chefão da F1, Bernie Ecclestone, de decidir o campeão mundial da categoria por medalhas de ouro, em vez dos tradicionais pontos.
"Eu acredito que não faz sentido", disse Jordan à rádio BBC, nesta quarta-feira.
"Eu não posso acreditar que ele está agindo certo, especialmente neste caso. O foco dele deveria estar no corte de custos, e em nada mais. O resto é apenas para enfeitar".
Ecclestone deseja que o piloto que vencer mais corridas no ano seja o campeão da temporada, segundo ele para tornar o esporte mais emocionante e evitar que se repita o que aconteceu este ano, quando o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, precisava apenas terminar em quinto lugar no Grande Prêmio do Brasil para ser campeão.
Hamilton conseguiu o que precisava - e nada mais - em Interlagos, vencendo Felipe Massa, da Ferrari, por um único ponto no campeonato, embora Massa tenha vencido seis corridas na temporada e o rival, cinco.
No plano de estilo olímpico de Ecclestone, os três melhores colocados vão ganhar as medalhas de ouro, prata e bronze. Os pontos seriam apenas para decidir a classificação geral das equipes.
O britânico, de 78 anos, voltou ao tema durante uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, para anunciar uma nova patrocinadora para o esporte.
"Isso irá acontecer. Todas as equipes estão felizes, nós estamos felizes e a direção da FIA está feliz", disse ele.
Jordan, no entanto, disse que os pontos são de vital importância para que as equipes e os pilotos, principalmente para que as equipes menores consigam ganhar notoriedade.
"Um ponto é tão importante para as equipes menores quanto a vitória para McLaren e Ferrari", disse Jordan.
"Ele está pensando apenas no problema dos vencedores. Quando Hamilton perdeu a disputa em Spa e a vitória foi dada a Massa, você pode imaginar a controvérsia que seria criada?", acrescentou o irlandês.
"Não é suficiente ele dizer que todas as equipes aprovaram. Desculpa, mas eu não acredito".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais