Os vereadores de Cascavel, no oeste do Paraná, aprovaram na tarde desta segunda-feira (24), uma licença de 20 dias para o prefeito da cidade Edgar Bueno (PDT). Candidato à reeleição, Bueno vai dedicar as próximas semanas à campanha eleitoral.
Dez dias atrás, o candidato anunciou que estava deixando as funções por 22 dias, assinou a ata de transmissão de cargo e sua assessoria informou que o vice-prefeito, Jadir de Matos (PTB), responderia pela prefeitura até o dia 8 de outubro. No entanto, a Lei Orgânica do Município, a Câmara precisa autorizar o afastamento quando for superior a 15 dias.
Após perceber que a lei orgânica prevê a perda do cargo caso não houvesse a autorização da Câmara, Bueno recuou e anulou a ata de transmissão de cargo. A explicação foi de que o vice teve problemas de saúde e, por isso, não estava em condições de assumir as funções.
O prefeito então encaminhou o pedido de licença que foi aprovado por 13 votos a 1. A licença de Bueno começa nesta terça-feira (25). Como o vice Jadir de Matos não pretende assumir o cargo em função de problemas de saúde, quem deveria governar o município seria o presidente da Câmara, Robertinho Magalhães (PMN).
Por ser candidato à reeleição ele ficaria inelegível caso ocupasse o cargo. Com isso, quem deve assumir a função de prefeito pelos próximos é o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast