Equipes da Volta da França afirmaram ontem que vão bancar uma auditoria externa para conter os casos de doping na tradicional competição e recuperar a credibilidade do ciclismo, após a cassação dos sete títulos do norte-americano Lance Armstrong, nesta semana. A iniciativa foi anunciada por Jean-Rene Bernardeau, diretor esportivo da equipe Europcar, e Jonathan Vaughters, da Garmin-Sharp-Barricuda. Eles confirmaram que vão ajudar a pagar por uma auditoria que avalie como o ciclismo tem obtido sucessos e falhas na luta contra o doping.
"Todo mundo no esporte tem interesses intrínsecos. Mas uma comissão independente pode observar melhor e dizer vocês estão indo bem nesta parte, mas precisam melhorar nesta outra e assim por diante", comentou Vaughters, ao defender a auditoria externa.
A iniciativa vai ao encontro das ideias do diretor da Volta da França, Christian Prudhomme, que sugeriu a criação de um Movimento por um Ciclismo Confiável, ontem, ao apresentar oficialmente a edição 2013 da prova, em Paris.
A 100ª edição da competição, que será disputada entre os dias 29 de junho e 21 de julho de 2013, terá início pela primeira vez na Ilha de Córsega, no Mar Mediterrâneo, e será finalizada à noite na famosa Champs-Élysées, sob o Arco do Triunfo, em Paris.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião