Sevilla e Barcelona se enfrentam neste sábado, na casa do primeiro, em duelo que vale a liderança do Campeonato Espanhol. Apesar de tropeços dos dois lados, nenhum dos times conseguiu disparar na ponta (o Barça está na frente por dois pontos). Para o volante Edmilson, o problema do Barcelona tem uma razão principal.
- Acho que a gira (excursão, em espanhol) que fizemos pelos Estados Unidos na pré-temporada foi muito desgastante e atrapalhou nossa preparação. Foram quatro jogos intercalados com viagens que nos impediram de treinar da maneira que deveríamos - conta Edmilson, por telefone, direto da concentração do Barcelona em Sevilha.
O brasileiro está consciente da importância do jogo deste sábado, mas alinha sua opinião com a do técnico Rijkaard: o jogo é importante, mas não decisivo. Há tempo para recuperação em caso de derrota.
- A Liga (campeonato) não acaba depois deste jogo. Sabendo disso, e dos próximos jogos que teremos semana que vem, Rijkaard faz o rodízio no elenco. Desta vez, não vieram o Deco e o Thuram.
Os jogos a que Edmilson se refere são contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões, e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. A situação na partida contra o Liverpool é delicada, mas o volante, consciente da dificuldade, acredita num resultado positivo na Inglaterra (precisa vencer por dois gols de diferença).
Sobre a partida contra o Sevilla, Edmilson é sincero ao afirmar que não sabe se será titular. O volante deixa escapar: é pouco provável que Rijkaard repita neste sábado o esquema 3-4-3 usado na quarta-feira contra o Zaragoza (com sucesso), pela Copa do Rei.
- Entramos naquele jogo com uma postura mais ofensiva porque precisávamos vencer. Agora, é diferente, o empate pode acabar sendo bom resultado para nós. Quanto a ser titular, aqui é assim mesmo: Ronaldinho todos sabem que vai jogar. Mas outros jogadores, como eu... só quase na hora do jogo. A gente nunca sabe se come muito, pouco, dorme muito ou pouco... - revela Edmilson, entre risos.
Se conseguir ser campeão pelo Barcelona, será o sexto título nacional seguido de Edmilson na Europa (tem três pelo Lyon e dois pelo Barça). O brasileiro tem contrato até junho de 2008 com o Barça e diz não pensar em sair do clube.
- Devo me reunir com a diretoria para conversar sobre meu futuro ao fim desta temporada. Gosto muito do Barcelona e seria bom renovar. Queria muito encerrar a carreira aqui - declara Edmilson, que tem 30 anos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião