O Paraná Clube cumpriu com eficiência a sua missão e venceu a Adap por 3 a 1 na noite desta quinta-feira no Estádio do Pinheirão. Com os três pontos conquistados, o Tricolor chega aos 23 e empata com a Adap na liderança do Grupo B do Campeonato Paranaense, mas fica em segundo nos critérios de desempate.
Os comandados do técnico Luiz Carlos Barbieri conseguiram manter a invencibilidade de 100 dias do Paraná em jogos disputados no Pinheirão. A vitória veio, mas o desempenho tático e técnico do time como um todo não merece tantos elogios. O time falhou em alguns setores, principalmente na zaga. Porém, qualquer análise crítica não terá muita validade, já que Marcelinho, Leonardo e Maicossuel foram eficientes e garantiram a vitória do Paraná.
Na Adap podê-se perceber e entender porque o time lidera o campeonato desde o começo do estadual. O time é muito aplicado taticamente e preenche todos os setores do gramado. A expulsão de dois jogadores prejudicou o planejamento do técnico Gilberto Pereira, que não conseguiu segurar a pressão Tricolor.
Primeiro tempo
O jogo começou num ritmo intenso. Apesar de ter mais posse de bola, o Paraná não chega a ameaçar o gol da Adap, diferente do time de Campo Mourão. Nos primeiros 20 minutos de jogo os comandados de Gilberto Pereira estiveram bem perto de abrir o placar por duas vezes, mas a zaga paranista e a falta de tranqüilidade ofensiva da Adap prejudicaram este objetivo.
Mesmo sem jogar com atacantes de ofício, o time visitante ameaçou o gol de Flávio com os jogadores Gildásio e Souza. Já o Paraná prendia a bola no meio de campo, mas não conseguia fazer com que ela chegasse aos pés do atacante Leonardo. Do outro lado, a zaga paranista se mostrou um pouco insegura.
A insegurança não demorou muito para se transformar em desvantagem para o Tricolor e gol para a Adap. Aos 25 minutos, Felipe fez grande jogada e tocou para o jogador Souza. Com categoria, o meia teve tranqüilidade para escolher o canto e balançar as redes de Flávio.
O gol fez com que os jogadores do Paraná acordassem em campo. Aos 29 minutos de jogo um lance confuso gerou muita polêmica entre os jogadores, torcedores e imprensa. O meia Maicossuel foi derrubado pela marcação adversária dentro da área, mas ao invés de marcar pênalti o árbitro Edivaldo Elias da Silva sinalizou falta para a Adap e mostrou o cartão amarelo para o jogador paranista.
A partir dali, os jogadores do Paraná se revoltaram, reclamaram da marcação e iniciaram uma confusão em campo. O auxiliar Gilson Bento Coutinho chamou o árbitro e avisou que houve a falta sobre o jogador do Paraná. O árbitro, então, voltou atrás e marcou o pênalti, o que gerou muita reclamação dos jogadores da Adap. Aos 31 minutos, Marcelinho fez a cobrança e empatou o jogo no Pinheirão.
Pouco depois, aproveitando que o time visitante ficou abalado com o gol e empate, o Paraná virou o placar. Aos 37 minutos o jogador Marcelinho fez uma rápida jogada pela esquerda e tocou a bola para o atacante Leonardo. O jogador ajeitou e disparou uma bomba para o goleiro Fábio. O camisa 1 da Adap chegou a defender, mas a bola só parou no fundo das redes do time de Campo Mourão.
Segundo tempo
Para o segundo tempo o técnico Luiz Carlos Barbieri promoveu a entrada do jogador Sandro no lugar de Marcelinho. Já o comandante da Adap, Gilberto Pereira, não fez nenhuma mudança no intervalo, mas ainda no 1.º tempo tirou o jogador Mineiro e colocou Fernando.
Logo no início da segunda etapa o jogador acertou a tarde do goleiro Flávio ainda no 1.º minuto de jogo. O ritmo da Adap era muito forte quando um minuto depois o árbitro marcou um pênalti quando a bola tocou na mão do jogador Neguette. Na cobrança, Souza chutou forte e rasteiro, mas Flávio saltou com precisão e segurança para defender o chute do meia do time visitante.
A Adap, mesmo em desvantagem, continuou jogando melhor que o Paraná no segundo tempo de jogo. Muito bem armado taticamente pelo técnico Gilberto Pereira, o time deu uma verdadeira "canseira" no Tricolor. Esse ritmo continuou forte, mesmo após duas expulsões que desfalcaram o time mourãoense.
Os visitantes chegaram a ameaçar o gol de Flávio, mas foi o Paraná quem ampliou o placar. Aos 47 minutos do 2.º tempo o meia Maicossuel recebeu a bola com qualidade após um toque do volante Beto, e invadiu a área adversária. Com habilidade se livrou da marcação, chutou para as redes do goleiro Fábio e decretou o placar final de 3 a 1 para o Paraná Clube.
Paraná 3 x 1 Adap
Acompanhe a coletiva do técnico Barbieri
Não perca! Um show de imagens da vitória do Paraná
Veja como ficaram os times na classificação
Confira os outros resultados da rodada
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas