Quando estava há meses sem jogar, Ronaldinho foi convocado por Dunga para a Olimpíada. Quando ele dava seus primeiros passos no Milan, também foi chamado para jogos das Eliminatórias. Agora, quando é o artilheiro do clube italiano na temporada, o meia-atacante é ignorado pelo treinador para o amistoso contra Portugal, no próximo dia 19, em Brasília. Ronaldinho não está na lista de 22 jogadores anunciados pelo treinador ontem.
"O Ronaldinho evoluiu, mas precisa de treinamento. Conversamos com ele na outra convocação e avisamos que pretendemos aproveitá-lo no próximo ano. Acreditamos que estará em ótimas condições, mas depende de tempo para isso", disse Dunga sobre sua opção.
Em oito partidas pelo Milan no Italiano, Ronaldinho marcou quatro gols, o recorde do time. Alexandre Pato, chamado por Dunga ontem, atuou dez vezes, mas só marcou dois gols. Além do milanista, outros dois paranaenses foram chamados, o zagueiro Miranda, do São Paulo, e o meia Alex, do Internacional.
O treinador optou por praticamente manter o elenco chamado para os últimos jogos das Eliminatórias, quando o Brasil venceu a Venezuela com facilidade e só empatou diante da Colômbia no Rio.
Dos 22 jogadores chamados, 17 estavam na lista feita para os jogos do mês passado. Segundo o treinador, isso aconteceu para que não se repita o que ocorreu em outro amistoso contra Portugal, em 2007, quando fez uma lista com várias novidades e perdeu.
"Mantive uma convocação fiel às minhas convicções, ao que o Brasil vem fazendo. Mudamos muito naquele jogo. Na ansiedade de ganharmos a partida, alteramos a equipe. Não tinha necessidade de sermos tão afoitos, e precisamos pensar mais como equipe para a próxima partida", justificou Dunga.
Todos os atletas chamados ontem já foram convocados por ele. As maiores "surpresas" foram o zagueiro Miranda e o lateral Marcelo, que se destacou na Olimpíada, mas depois foi ignorado pelo treinador, que reúne o time para o amistoso contra Portugal apenas dois dias antes da partida.
Dunga voltou a chamar Adriano, afastado da Inter de Milão por indisciplina. Ele se irritou ontem quando questionado sobre o atacante Amauri, que vem brilhando na Juventus. Dunga não gostou de ser perguntado se o jogador não tinha um currículo semelhante ao de Afonso quando este foi chamado por ele para a seleção brasileira.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião