O técnico Ricardo Pinto fará três alterações para a partida de hoje contra o Rio Branco: entram Léo, Lima e Maycon, todos reforços que chegaram recentemente do time B do Internacional| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Paraná x Rio Branco

Curitiba, 19h30

Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Luiz Camargo, Maycon, Kerlon, Diego e Kelvin; Léo. Técnico: Ricardo Pinto.

Rio Branco: Fabrício; Leandro, Michael, Vinícius e Esquerdinha; Mini, Duda, Ratinho e Josafá; Negreiros e Edmílson. Técnico: Ney Santos.

Estádio: Vila Capanema. Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.. Auxs.: Jefferson Cleiton Piva da Silva e Edina Alves Batista.

CARREGANDO :)

Calendário

Time vive mês caseiro no Estadual

A quantidade de jogos e viagens em pouco tempo é reclamação constante dos times de futebol. Só que disso o Paraná não pode se queixar. Ao menos desde a vitória por 3 a 0 no jogo de volta contra o Gurupi, do Tocantins, pela Copa do Brasil, no dia 23 de fevereiro – três dias antes o time perdeu por 1 a 0 para o Arapongas, no Norte do estado, em sua última viagem. Depois só jogou em Curitiba. Passou por Cascavel (2 a 0) e Corinthians-PR (1 a 0, no Ecoestádio), e ainda tem Rio Branco, Coritiba (no Couto Pereira) e Roma. Só volta a jogar longe da capital paranaense contra o Cianorte, no dia 23, completando exatamente um mês sem pegar a estrada.

Para o técnico Ricardo Pinto, isso contribui para o desempenho da equipe, já que evita o cansaço e dá mais conforto muscular aos jogadores. "Temos de usar o fator campo, qualidade técnica, mas acima de tudo o fator físico para fazer a marcação que queremos", afirma o treinador.

Rio Branco

Não é somente o Paraná que encara a partida hoje como uma final. O Rio Branco também vê o jogo como uma oportunidade para deixar a zona de rebaixamento mais distante. Só que precisa, ao menos, arrancar um empate na Vila Capanema. Igualdade no placar, inclusive, tem sido especialidade do Leão da Estradinha nas últimas rodadas. Considerando os cinco jogos mais recentes, foram três empates, além de uma vitória e uma derrota. Para a partida, o técnico Ney Santos não poderá contar com o lateral-direito Baiano, que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Para o lugar dele, entra Leandro.

Publicidade

A primeira decisão do ano para o Paraná está bem longe de ser uma disputa por título ou classificação para uma fase seguinte. A realidade é outra. O jogo decisivo em questão vale deixar a zona de rebaixamento do Paranaense, posição incômoda que ocupa desde o início do campeonato. Para isso, o Tricolor precisa manter a boa sequência alcançada nas últimas três partidas e vencer o Rio Branco hoje, às 19h30, na Vila Ca­­panema.

Caso o resultado positivo se confirme, o time de Paranaguá será ultrapassado [a diferença na classificação geral é de dois pontos]. É nisso que o técnico Ricardo Pinto se apoia, pensando exclusivamente na vitória. "O mais im­­portante é que esse jogo se apresenta de uma forma muito especial. É um jogo atípico no qual vamos ter de fazer a diferença", pede o treinador.

A importância é evidente, mas ele aponta o aspecto emocional como a principal barreira a ser ultrapassada. A média de idade dos jogadores é baixa e, em alguns momentos, a falta de experiência vem à tona, como aconteceu na partida contra o Corinthians-PR, quando o Paraná vencia por 1 a 0 e tinha dois jogadores a mais em campo, mas mesmo assim foi pressionado pelo adversário.

O nervosismo aparece na hora de definir as jogadas e na grande quantidade de passes errados. Algo que o treinador elege como trabalho prioritário no dia a dia. "A grande preocupação no mo­­mento é o passe e a posse de bola. Precisamos manter o domínio e ter a jogada aguda para incomodar o adversário. Erramos muito [contra o Corinthians-PR] e tínhamos de correr de encontro ao nosso gol. Esperamos corrigir isso", comenta.

Para a partida de hoje, o treinador foi obrigado a fazer alterações em duas posições. O volante Anderson, expulso contra o Timãozinho, dá lugar a Maycon. Já o lateral-esquerdo Henrique, fora por lesão muscular, será substituído pelo jovem Lima, que fará sua estreia pelo Paraná. "Vinha trabalhando e buscando a oportunidade. Agora tenho de corresponder à altura do que o Henrique vinha fazendo", disse o lateral.

Publicidade

Ricardo Pinto ainda confirmou uma mudança no ataque. Pensando nas características de jogo do Leão da Estradinha, vai lançar mão de Léo, que marcou o gol da vitória no último do­­mingo. Quem deixa a equipe é Re­­nato. "O futebol moderno exige isso de mudar de acordo com o adversário. A minha op­­ção é pela velocidade. Com um jogador mais veloz, poderemos incomodar os zagueiros", explicou o treinador, que colocará em campo pela primeira vez os três jogadores recém-chegados do time B do Internacional – Léo, Lima e Maycon.

Ao vivo

Paraná x Rio Branco, às 19h30, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.