Em seu segundo desafio internacional à frente da seleção brasileira feminina de handebol, o técnico dinamarquês Morten Soubak iniciará a luta pelo heptacampeonato do Pan-Americano de Seleções nesta terça-feira, em Santiago, no Chile. A estreia da equipe será contra o México, às 15h.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Paraguai, México e Chile. Já o Grupo B é formado por Argentina, República Dominicana e Uruguai. O Pan de seleções garante o campeão no Campeonato Mundial, que acontecerá de 5 a 20 de dezembro, na China.
"Acredito que somos favoritos dentro da chave, principalmente pela força física, e temos que aproveitar essa vantagem para jogar bastante nos contra-ataques. Mas na semifinal e final a história é diferente e temos que jogar bem na defesa e melhorar o nosso ataque coletivo", disse Morten.
Com jogadoras muito jovens no time, o técnico se preocupa com a ansiedade da estreia. Mas as novatas poderão contar com a ajuda da veterana Lucila Viana, armadora de 33 anos, que está na seleção há 12 temporadas.
"A minha missão é ajudar com experiência e passar tranquilidade para as meninas que estão chegando agora. Mas, agora, temos a vantagem de ter um grupo bem alto, forte e rápido e esse é um dos pontos fortes do Brasil nesse novo ciclo olímpico."
Depois de enfrentar o México, a seleção joga contra o Paraguai na quarta-feira, às 16h, e no dia seguinte contra o Chile, às 20h.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião