Adriano fez gol com o braço| Foto: Alessandro Garofalo / Reuters
Maicon (Inter) e Ronaldinho (Milan) dividem a bola. Inter levou a melhor e venceu clássico italiano

Em uma partida bastante movimentada, recheada de emoções e com um lance bastante polêmico, o Internazionale derrotou o Milan por 2 a 1, neste domingo, no encerramento da 24ª rodada do Campeonato Italiano. Adriano foi um dos personagens do clássico realizado no estádio Giuseppe Meazza ao abrir o placar usando o braço direito.Com o resultado, o time nerazurro chegou aos 56 pontos e abriu 11 de vantagem para o arquirrival (3º colocado) e nove para o vice-líder Juventus.

CARREGANDO :)

Tendo os ‘gigantes’ Adriano e Ibrahimovic no ataque, o Internazionale começou a partida já buscando as jogadas aéreas. Após cobrança de falta de Cambiasso, o atacante Sueco subiu mais alto que a defesa do Milan e cabeceou com perigo aos 40 segundos.

Apesar de ter menos posse de bola, o time de José Mourinho chegava com mais perigo que o adversário. Aos 17 minutos, Stankovic perdeu uma chance clara de gol . Após passe de Cambiasso, o sérvio ficou cara a cara com Abbiati na pequena área, no entanto, demorou muito para chutar e permitiu o corte providencial de Ambrosini.

Publicidade

Aos 19, a primeira boa oportunidade criada pelo Milan. Ronaldinho Gaúcho cruzou da esquerda, Pato fez o corta luz, mas Julio César, atento e seguro, fez a defesa em dois tempos. Nas tribunas, Kaká, fora da partida devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, lamentou o gol perdido ao lado do tetracampeão Leonardo, diretor do clube rossonero.

Adriano usa o braço

Mas para tristeza de Kaká, foi o Inter, aproveitando a altura do seu ataque, que abriu o placar aos 29 minutos em um gol bastante polêmico. Após ótimo cruzamento de Maicon (que era dúvida antes da partida devido a uma lesão muscular), Adriano cabeceou fraco, a bola resvalou no seu braço direito e tirou o goleiro Abbiati da jogada.

Apesar das reclamações, o árbitro Roberto Rosetti validou o gol. Sem dar bola para a polêmica, Adriano correu em direção ao banco de reservas e abraçou o técnico José Mourinho, que colocado como desafeto do Imperador tempos atrás. Minutos depois, empolgado com o tento, Adriano mostrou habilidade ao dar uma "caneta" em Ambrosini.

Para piorar a situação do rubro-negro de Milão, Stankovic se redimiu da chance perdida no começo do jogo e anotou o segundo do Inter aos 43 minutos após pegar de primeira uma bola desviada por Ibrahimovic... de cabeça.

Publicidade

Beckham apagado, Pato aceso

Substituto de Kaká, Ronaldinho, que estava de cabelo novo, era bem marcado pela defesa do Inter, assim como David Beckham que mal conseguia dar mais de um toque na bola sem sentir a presença de Muntari no seu encalço. Vendo isso, o técnico Carlo Ancelotti sacou o astro inglês e colocou o veterano atacante Inzaghi aos dez minutos do segundo tempo.

Com mais um jogador na frente, o Milan pressionou o rival na busca pelo empate, mas esbarrava na boa atuação da defesa do Inter. Ronaldinho, que até então fizera pouco, conseguiu, entretanto, derrubar a muralha com uma linda assistência para Jankulowski. O lateral-esquerdo tcheco recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Pato que, de perna direia, colocou no fundo das redes de Julio César aos 26 minutos. O gol acordou o ataque do Inter que, em duas oportunidades, com Adriano, aos 29, e Ibrahimovic, aos 30, não ampliou com Abbiati fazendo duas belas intervenções.

Refeito do susto, o Milan respondeu com Pato que, à queima roupa, chutou nos pés de Julio César. Com a vantagem no placar, Mourinho sacou Adriano e colocou o volante Patrick Vieira para segurar o resultado que foi garantido de vez aos 44 minutos quando, com os pés, Julio César salvou de maneira espetacular um chute de inzaghi.

92ª vitória do Inter no clássico

Publicidade

Apelidado de "derby della Madonnina", em referência à uma estátua de Nossa Senhora localizada em cima da Catedral Duomo - ponto histórico de Milão -, o clássico já foi disputado 270 vezes. Apesar da derrota, o Milan leva vantagem no confronto, com 106 vitórias, sendo a última delas em setembro do ano passado (1 a 0, gol de Ronaldinho Gaúcho). Já o Inter, com o triunfo deste domingo, venceu em 92 oportunidades.