O Foz Cataratas estreia neste sábado (10) na Copa do Brasil de Futebol Feminino sonhando com o bicampeonato a partida inaugural é contra o Campo Grande (MS), às 16 horas, fora de casa. Responsável por elevar o Paraná à elite do esporte, a equipe da fronteira aposta no entrosamento como principal arma para repetir a excelente campanha do ano passado. Única no calendário nacional, a competição reúne os 32 melhores times de todo o país em jogos de ida e volta no sistema mata-mata. O campeão garante vaga na Libertadores da América de 2013.
"O grupo é praticamente o mesmo e o trabalho para esta temporada começou assim que a última partida do ano passado terminou", comentou o técnico Gezi Damaceno.
Além do bom desempenho do conjunto, os vários destaques individuais também chamaram a atenção dos dirigentes das seleções brasileiras adulta, sub-20 e sub-17. Com a volta do técnico Jorge Barcellos ao comando do grupo principal nacional, seis jogadoras do Foz (Daiane Moretti, Adriane Nenê, Daniele, Bárbara, Bruna Benites e Renata Costa) participaram dos treinamentos que definirão a seleção que disputará as Olimpíada de Londres, em julho.
Há, contudo, o lado negativo do assédio às atletas. As constantes convocações têm sido motivo de preocupação. Os últimos treinos antes da estreia de hoje, por exemplo, tiveram de ser feitos com apenas parte do grupo, já que cinco jogadoras estavam desde o dia 24 de fevereiro na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), trabalhando com a seleção. Cenário que deve se repetir durante todo o primeiro semestre.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura