Dunga está em Lisboa para divulgar o amistoso entre Brasil e Portugal, no próximo dia 19, em Brasília. E ao encontrar com a imprensa lusitana, o treinador precisou explicar as ausências do atacante Liedson, que atua no Sporting, e o goleiro Helton, do Porto, ídolos de dois dos principais times do país.
Dunga procurou elogiar os dois jogadores, mas admitiu que eles não fazem parte dos planos no momento. Liedson terá, em breve, passaporte português.
"O Liedson é um jogador de muita qualidade e está indo bem em Portugal. Mas o Brasil tem Adriano, Luís Fabiano e Alexandre Pato. A concorrência é grande. Cada um tem de esperar pelo momento certo. Temos jogadores que estão bem e não é justo trocar", disse Dunga ao chegar em Portugal nesta sexta-feira.
Sobre Helton, Dunga explicou que o goleiro perdeu espaço com as boas atuações de Julio César e Doni.
"Ele esteve conosco no início do trabalho, mas passou um período machucado. Entou um outro goleiro que teve um bom desempenho. Agora ele tem que esperar novamente a oportunidade para regressar. Mas Helton é um goleiro que nos ajudou muito durante a Copa América e, além de um grande jogador, é uma excelente pessoa."
Sobre o amistoso entre Brasil e Portugal, Dunga mostrou-se animado. O treinador brasileiro lembrou que o jogo terá também um duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo, que disputam o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa.
"Vai ser um jogo bonito e difícil. As duas equipes têm as mesmas características e jogadores de qualidade. Também há a possibilidade de Kaká ou Cristiano serem escolhidos como melhor jogador do Mundo, o que será um atrativo a mais", disse Dunga, que votou em Cristiano Ronaldo na eleição. Como técnico da seleção brasileira, o treinador não poderia votar em Kaká.
O técnico da seleção brasileira vai participar de um encontro na sede da Federação Portuguesa de Futebol com a presença do presidente da FPT, Gilberto Madaíl, e o técnico da seleção portuguesa, Carlos Queiroz.
A partida entre Brasil e Portugal será disputada no próximo dia 19, em Brasília, e será o último da seleção brasileira em 2008. Após a partida, a equipe de Dunga só deve voltar a se reunir em fevereiro ou março de 2009. O amistoso vai marcar a inauguração do novo estádio Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, que foi reconstruído recentemente.
A última partida entre as duas seleções foi em 6 de fevereiro do ano passado, quando os portugueses, ainda treinados por Luiz Felipe Scolari, venceram o time de Dunga por 2 a 0, em amistoso disputado em Londres. Os gols foram de Simão e Ricardo Carvalho.
O Brasil não enfrenta uma seleção européia no país desde 2002. No dia 27 de março daquele ano, a equipe, sob o comando de Felipão, venceu a Iugoslávia por 1 a 0, gol de Luizão, em um amistoso em Fortaleza. Dos convocados nesta segunda por Dunga para a partida contra Portugal, dois jogadores entraram em campo naquele duelo no Ceará: o zagueiro Lúcio e o volante Gilberto Silva.
Deixe sua opinião