Os 29 jogos da campanha Coxa no Brasileiro de 1985
Coritiba 3x1 São Paulo
Coritiba 2x1 Cruzeiro
Bahia 2x1 Coritiba
Vasco da Gama 3x0 Coritiba
Coritiba 0x0 Goiás
Coritiba 0x1 Flamengo
Internacional 4x0 Coritiba
Portuguesa/SP 1x0 Coritiba
Coritiba 2x0 Náutico
Santos 1x0 Coritiba
São Paulo 0x1 Coritiba
Cruzeiro 2x3 Coritiba
Coritiba 1x2 Bahia
Coritiba 0x0 Vasco da Gama
Goiás 0x2 Coritiba
Flamengo 0x1 Coritiba
Coritiba 0x0 Internacional
Coritiba 0x2 Portuguesa/SP
Náutico 2x0 Coritiba
Coritiba 2x1 Santos
Sport Recife 1x1 Coritiba
Coritiba 1x0 Corinthians
Coritiba 2x1 Joinville
Corinthians 1x0 Coritiba
Joinville 0x1 Coritiba
Coritiba 0x0 Sport Recife
Coritiba 1x0 Atlético/MG
Atlético/MG 0x0 Coritiba
Bangu 1x1 Coritiba
A partir da próxima sexta-feira (31), o torcedor coxa-branca poderá conhecer detalhes dos bastidores e curiosidades da campanha da maior conquista da história dos quase 100 anos de clube o centésimo aniversário coxa será comemorado no próximo dia 12 de outubro.
Toby lança o livro "Coritiba, Campeão Brasileiro de 1985, na visão do campeão Toby". Como próprio título sugere, o ex-jogador narra, com a colaboração do jornalista Hélio Marques, detalhes das concentrações, treinos e até as brigas durante os 29 jogos da vitoriosa campanha. "Tem de tudo um pouco. São coisas que os torcedores me perguntam nas ruas, mas nunca tive chance de contar. Mas é uma análise pessoal, não é um pensamento do grupo todo, disse Toby, por telefone, à Gazeta do Povo, que deu o pontapé incial no projeto depois de conversas de "mesa de bar" com ex-companheiros. "Coversamos sempre sobre aquela época, agora chegou a hora de passar tudo isso pro papel."
Aos 47 anos, Toby garante que ainda lembra em detalhes o clima vivido na conquista, mesmo depois de 24 amos. O livro, inclusive, será lançado num dia festivo. Na mesma data 31 de julho, mas de 1985, o Coxa empatava por 1 a 1 com Bangu no Maracanã. O time paranaense levou a melhor na decisão por pênaltis, já na madrugada do dia 1º de agosto daquele ano. "Hoje as pessoas têm televisão e internet para acompanhar os jogos. Naquela época só tínhamos atenção nos grandes jogos. Foi um campeonato importante, mas que pouca gente conseguiu acompanhar detalhes de todos os jogos", lembrou o ex-meia.
Para completar a festa programada para o Restaurante Madalosso, os campeões brasileiros Rafael Camarota, Marco Aurélio (hoje técnicos de futebol), Gomes e Lela já confirmaram presença no jantar de lançamento. "Mais vem mais gente. Ainda precisamos confirmar. Ausência certa é o Edson Gonzaga, auxiliar do Bonamigo na Portuguesa, que tem jogo marcado. Mas espero que saiam outras histórias deste novo encontro", avisou Toby, que no sábado pela manhã estará autografando o livro nas Livrarias Curitiba da Boca Maldita, a partir das 11 horas.
Conquista alviverde não agradava aos grandes, lembra Toby
Toby tem a intenção de mostrar que a conquista do título brasileiro não foi fácil. Além da campanha irregular, ele garante que o time sofreu com a pressão dos grandes clubes da época, que relutavam com a possibilidade do Coxa erguer a taça.
Ele cita como exemplo João Saldanha, ex-técnico da seleção brasileira e comentarista esportivo. Falecido em 1990, o famoso crítico de futebol do eixo Rio-São Paulo alertava sobre o "perigo alviverde". "Ele (João Saldanha) disse nos jornais da época que o Coritiba tinha grande chances de ficar com o título. Ele alertava que um time treinado pelo Ênio Andrade era sempre candidato ao título. Muitos não ligaram para as palavras dele, nós fomos chegando e erguemos o troféu em pleno Maracanã lotado.
O ex-jogador também relata momentos conturbados que marcaram a saga ao alviverde. "Não tínhamos tanta informação dos adversários e eles também não sabiam quais as nossas qualidades. Jogamos contra os grandes e surpreendemos a todos. Quero mostrar no livro que tivemos problemas, brigas e muitas reuniões importantes para sermos os campeões", afirmou, lembrando que saída do técnico Dino Sani, durante a campanha foi momento complicado vivido pelo grupo.
Serviço:
Lançamento de "Coritiba, Campeão Brasileiro de 1985", na visão do campeão Toby, sexta-feira, 31 de julho, a partir das 19h30. Preço do livro: R$35,00.
Local: Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, Curitiba. No sábado, 1º de agosto, manhã de autógrafos nas Livrarias Curitiba, da Boca Maldita, às 11 horas.
Ingressos à venda partir desta terça-feira (28) na sede do Coritiba, no estádio Couto Pereira jantar R$ 35,00 - por pessoa.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião