Londres - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a passagem por Londres, onde participou da cúpula do G-20, para fazer campanha pela candidatura do Rio na eleição da sede da Olimpíada de 2016. Ontem, ao visitar as obras do Parque Olímpico que está sendo construído na capital britânica, onde ocorrerão os Jogos de 2012, ele insistiu que a América do Sul merece receber o evento.
"Os Jogos Olímpicos não podem ser um privilégio do que se considera o mundo desenvolvido", disse Lula, admitindo estar empolgado com a possibilidade de vitória brasileira na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), que acontecerá em outubro, na Dinamarca o Rio concorre com Tóquio, Madri e Chicago pelo direito de sediar os Jogos de 2016. "O Brasil nunca esteve tão próximo", afirmou o presidente.
Lula revelou nesta sexta-feira que está pedindo apoio à candidatura do Rio em todas as reuniões que participa. Dessa vez, em Londres, ele levantou a possibilidade de fazer uma parceria com o governo britânico para aproveitar a parte provisória da estrutura das obras para os Jogos de 2012, que será desmontada após o evento. E reforçou que vê a organização da Olimpíada como um investimento para o Brasil.
O presidente também lembrou que durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, não foi registrado nenhum grande problema de segurança na cidade.
Deixe sua opinião