Atual campeão mundial, o Japão entrou pela primeira vez no grupo dos três melhores do ranking da Fifa de futebol feminino, após a atualização trimestral realizada nesta sexta-feira (23) pela entidade. Para chegar à terceira posição, a seleção japonesa ultrapassou justamente o Brasil, que caiu agora para o quarto lugar na lista é a pior colocação brasileira desde junho de 2008.
Enquanto o Japão vem em ascensão no ranking, após a conquista do inédito título mundial em julho, o Brasil perdeu pontos desde a última atualização em setembro. Nesse período, a seleção brasileira não conseguiu confirmar o favoritismo no Pan de Guadalajara, quando ficou com a medalha de prata, e ainda perdeu um jogo para a Dinamarca no Torneio Internacional Cidade de São Paulo.
Agora, o Japão aparece com 2.106 pontos, com 13 de vantagem sobre o Brasil. Enquanto isso, as duas primeiras posições do ranking da Fifa permanecem inalteradas por mais um trimestre. Vice-campeão mundial, os Estados Unidos continuam na liderança da lista, mas sofrem pressão da segunda colocada Alemanha, já que a diferença entre eles é de apenas cinco pontos (2.148 a 2.143).
Além da troca entre Brasil e Japão, aconteceram outras mudanças no grupo dos 10 melhores do ranking. A França subiu uma posição e está agora em sexto lugar, enquanto o Canadá (algoz do Brasil na final do Pan de Guadalajara) saltou da nona para a sétima colocação. Com isso, francesas e canadenses ultrapassaram Inglaterra e Coreia do Norte na lista organizada pela Fifa.
A próxima atualização do ranking de futebol feminino da Fifa está prevista para acontecer apenas no dia 16 de março de 2012.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião