O Atlético-MG desperdiçou na noite desta quarta-feira (18) a chance de diminuir a enorme diferença que o separa do líder Fluminense, que, pouco antes, tinha empatado com o Grêmio. O time mineiro também só empatou, ao ficar nos 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, e segue com os mesmos nove pontos de desvantagem para o primeiro colocado do Brasileirão.
Ainda em segundo lugar no campeonato, com 60 pontos, o Atlético-MG joga sua última esperança de ser campeão no domingo quando recebe justamente o Fluminense no Independência. Para o Santos, o empate em casa nesta quarta-feira também foi frustrante. Na volta de Neymar, que marcou um golaço, o time chegou aos 42 pontos no Brasileirão.
O jogo
O Santos teve um começo de jogo fulminante e abriu o placar com apenas 18 segundos. Após receber bom passe de Felipe Anderson, o atacante argentino Miralles apareceu na área para fazer 1 a 0 e marcar seu quarto gol nos últimos três jogos.
Para enfrentar o Atlético-MG, Neymar superou o grande desgaste de ter jogado no dia anterior, quando marcou dois gols na vitória da seleção brasileira em amistoso contra o Japão, por 4 a 0, na Polônia. Ele desembarcou no Brasil no começo da manhã desta quarta-feira e, mesmo assim, entrou em campo à noite para poder defender o Santos no Brasileirão.
Tanto esforço valeu a pena. Neymar completou nesta quarta-feira 200 jogos com a camisa do Santos, recebendo um placa do clube como homenagem. E comemorou em grande estilo, com um golaço. Aos 10 minutos, ele deu um drible de costas em Rafael Marques, passou por Leonardo Silva e ainda se livrou de Júnior César antes de tocar no canto do goleiro Victor.
Depois do susto inicial, o Atlético-MG teve forças para buscar o empate ainda no primeiro tempo. Aos 16, Serginho passou fácil pela marcação de Léo e cruzou na medida para Bernard diminuir. E aos 26, o mesmo Bernard dividiu com o goleiro Rafael e a bola sobrou para Jô deixar tudo igual no placar.
No começo do lance que originou o gol, o zagueiro Rafael Marques sofreu um violento choque de cabeça com seu companheiro Leonardo Silva e chegou a ficar desacordado por um breve período. Por problemas de infraestrutura na Vila Belmiro, o atendimento ao jogador do Atlético-MG demorou 11 minutos, até que ele fosse retirado de ambulância para o hospital.
No segundo tempo, os dois times também não conseguiram repetir a intensidade que mostraram nos minutos iniciais da partida.
As melhores chances foram do Santos. Aos 24 minutos, Neymar chutou colocado e Victor fez linda defesa. E aos 30, Miralles arriscou de fora da área, assustando o goleiro atleticano. Para complicar a situação do Atlético-MG, Bernard sofreu um trauma e precisou sair do jogo, deixando seu time com um jogador a menos - as três substituições já tinham sido feitas.
Como ficou com um jogador a menos, o Atlético-MG perdeu a força ofensiva e quase não ameaçou mais o goleiro Rafael nos últimos minutos da partida. Do outro lado, Neymar não se abalou com o cansaço e tentou levar o Santos à vitória com suas belas jogadas. Mas o astro santista não teve sucesso e o confronto na Vila Belmiro terminou mesmo empatado por 2 a 2.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 x 2 ATLÉTICO-MG
SANTOS - Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Gerson Magrão); Adriano (Bill), Arouca, Henrique e Felipe Anderson (Bernardo); Miralles e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho.
ATLÉTICO-MG - Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Rafael Marques (Richarlyson) e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho, Bernard e Ronaldinho Gaúcho; Jô (Leonardo). Técnico - Cuca.
GOLS - Miralles, aos 18 segundos, Neymar, aos 10, Bernard, aos 17, e Jô, aos 26 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO - Heber Roberto Lopes (Fifa/PR).
CARTÕES AMARELOS - Rafael Marques, Júnior César, Adriano, Pierre e Carlos César.
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Um indo e vindo infinito: como é a geração de energia por ondas do mar e quais os desafios
Deixe sua opinião