A seleção do Uruguai conhecerá somente no dia do jogo o gramado da Arena Pernambuco, onde enfrenta a Espanha neste domingo (16), na abertura do Grupo B da Copa das Confederações. A Celeste abriu mão do treinamento oficial no estádio, na véspera da partida, e realizou mais uma atividade no CT do Sport, fechada à imprensa, na manhã deste sábado (15). Como o reconhecimento do gramado é uma agenda oficial do torneio, Óscar Tabárez terá de percorrer os 20 quilômetros que separam o hotel onde está a delegação do estádio somente para conceder entrevista coletiva. É mais um capítulo da queda de braço entre os campeões sul-americanos e a organização da Copa das Confederações.
Os uruguaios deveriam chegar ao Recife na noite de quarta-feira (12), mas, por causa da chuva, só conseguiram desembarcar na madrugada seguinte. Por isso decidiram cancelar o treinamento que seria realizado na manhã de quinta-feira, no Estádio do Arruda. Ao inspecionar o gramado para realizar a atividade à tarde, a delegação uruguaia descobriu que o terreno não tinha condições de uso e o trabalho foi definitivamente cancelado.
Somente no fim da tarde de sexta-feira a Celeste conseguiu treinar, no CT do Sport, distante 20 quilômetros da concentração da equipe e com difícil acesso. Para chegar ao local, os uruguaios enfrentaram congestionamento, pista esburacada e uma estrada sem pavimento coberta de lama.
Enquanto o Uruguai fazia um verdadeiro rali para poder treinar, a Espanha treinava tranquilamente no CT do Náutico, com uma estrutura bem melhor. O local chegou a ser oferecido aos uruguaios, mas o técnico Óscar Tabárez não aceitou. Motivo: o treinamento teria de durar apenas 45 minutos, enquanto a Espanha ficou uma hora e meia no local. Em represália, o Uruguai decidiu abrir mão do treino oficial e, na noite de sexta-feira, confirmou o retorno ao CT do Sport.
Sem a preparação adequada, o Uruguai tem pelo menos uma dúvida para estreia. O experiente atacante Diego Forlán, titular na partida da terça-feira, contra a Venezuela, pelas Eliminatórias, pode perder a posição para Luís Suárez, que foi banco na importante vitória charrua por 1 a 0, em Puerto Ordaz.
A Espanha treinará no fim da tarde na Arena Pernambuco. Vicente Del Bosque e dois jogadores atenderão a imprensa.