A última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas será disputada na noite desta terça-feira (9) e a Argentina é a grande atração. Em sexto lugar na disputa, o time de Lionel Messi não depende mais de si para conseguir a vaga direta na Copa de 2018, na Rússia.
TABELA: veja os jogos da rodada final e confira como está a classificação das Eliminatórias
CONFIRA quem são as seleções já classificadas para a Copa da Rússia
Confira abaixo a matemática dos argentinos para se garantir no próximo Mundial.
Argentina (6ª colocada - 25 pontos)
- Para conseguir a vaga direta na Copa:
Precisa vencer o Equador fora de casa e torcer por um dos seguintes cenários: derrota ou empate do Chile diante do Brasil; empate entre Peru e Colômbia; ou vitória do Peru sobre a Colômbia por uma diferença de gols menor que a da vitória argentina.
Se empatar com o Equador, a Argentina precisa de uma vitória do Brasil sobre o Chile por dois ou mais gols, aliada a uma vitória da Colômbia sobre o Peru (ou uma vitória do Peru sobre a Colômbia por dois ou mais gols de diferença). Além disso, o Paraguai não pode vencer a eliminada Venezuela em casa.
Se perder, não há como obter a vaga direta.
- Para ir à repescagem contra a Nova Zelândia:
A vitória sobre o Equador garante, na pior das hipóteses, a Argentina na repescagem.
Se empatar, a Argentina garante o quinto lugar com a combinação de dois dos seguintes quatro cenários: derrota do Chile por dois ou mais gols contra o Brasil; vitória da Colômbia sobre o Peru; vitória do Peru por dois ou mais gols de diferença contra a Colômbia; tropeço do Paraguai contra a Venezuela.
A vaga na repescagem pode vir até em caso de derrota. Para isso, porém, o Peru precisa perder da Colômbia por uma diferença de gols superior à da derrota argentina para o Equador, e o Paraguai tem que tropeçar em casa contra a Venezuela.
*O primeiro critério de desempate nas Eliminatórias é o saldo de gols, e não o número de vitórias.
Veja os jogos da rodada final das Eliminatórias:
-> Todos serão disputados nesta terça-feira (10), às 20h30.
Brasil x Chile
Equador x Argentina
Peru x Colômbia
Paraguai x Venezuela
Uruguai x Bolívia