Em mais uma tarde inspirada de Jonas, o Grêmio venceu o Avenida por 2 a 1, em Santa Cruz do Sul, e chegou a 13 pontos, assumindo a liderança da Chave 2 do Campeonato Gaúcho. O atacante tricolor marcou duas vezes e deixou o time de Celso Roth à espera do resultado de Brasil de Pelotas x Ypiranga, que também tem 13 pontos, para saber em que posição vai dormir. Com um jogo a menos, o Grêmio ainda joga também contra o Xavante, na terça-feira, para encerrar a participação na fase de classificação do primeiro turno.
A derrota elimina o Avenida das quartas-de-final. O time do interior permaneceu com nove pontos, e deixou o G-4, sendo ultrapassado pelo próprio Grêmio e também pelo Esportivo.
O jogo
O primeiro tempo foi de pouquíssimas chances de gol e algumas situações inusitadas. O jogo teve seu início atrasado por conta de um pequeno incêndio em frente à torcida do Grêmio. E não ficou por aí. Aos 37 minutos, o fogo voltou. O árbitro Leonardo Gaciba foi pessoalmente pedir aos torcedores para que eles não atirassem papel picado para cima do fogo, que chegou a queimas duas placas de publicidade.
Outro fato que pouco acontece atrapalhou os planos do técnico Celso Roth. Ele perdeu Willian Magrão, aos quatro, e Tcheco, aos 22, machucados. Entraram em campo Maylson e Makelele.
Com a bola rolando, o Avenida pressionou o Grêmio em seu campo de defesa, dificultando as ações do Tricolor. O jogo ficou truncado, e o Tricolor teve eficiência para marcar quando teve oportunidade. Jonas, aos 26, abriu o placar. Ele aproveitou falha do goleiro Fabiano, que não segurou a finalização de Alex Mineiro, e tocou para a rede.
O mesmo Jonas ampliou o placar. Aos 32, ele dominou bola na intermediária, enganou a marcação de Rodrigo Ramos e bateu para o gol. A bola quicou antes de chegar em Fabiano e entrou.
Água no fogo e na torcida
Durante o intervalo, o Corpo de Bombeiros chegou ao Eucaliptos e jogou água no local onde tinha pegado fogo. Também molhou a torcida do Grêmio, fazendo a festa dos tricolores.
A etapa final foi de mais espaços para o Tricolor. Espaços estes geralmente conseguidos com a participação de Jonas. Com 11 minutos, ele tocou para Makelele, que achou Souza pelo meio. O meia finalizou à direita do gol. Aos 14, Jonas se livrou da marcação na área e também chutou para fora, mas a bola raspou a trave direita de Fabiano.
De novo com a participação de Jonas, o Grêmio quase ampliou com Souza. Aos 20, o atacante deixou o meia na cara do gol, mas este acertou o goleiro Fabiano em lance à queima-roupa.
O Tricolor não fez e levou no minuto seguinte. Victor não cortou o cruzamento em cobrança de escanteio, e Carlos Alberto apareceu para diminuir de cabeça.
O Grêmio segurou o resultado, e Souza perdeu mais uma oportunidade nos acréscimos. Depois de passe de Herrera, o meia chutou na trave.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura