O Coritiba segue sem vencer fora da capital em 2007, também mantém o retrospecto ruim contra os líderes do campeonato e ainda não conseguiu a classificação para a segunda fase do Paranaense. Esse é o saldo do empate de ontem, 2 a 2, com o Paranavaí, fora de casa.
Se matematicamente o Coxa não assegurou passagem à etapa dos quadrangulares ocupa o sexto lugar com 23 pontos , somente um verdadeiro desastre nos jogos de hoje e na rodada do fim de semana eliminam o Alviverde.
Mesmo antes de entrar em campo contra o Roma, no domingo, a equipe de Guilherme Macuglia já pode estar garantida se o Cascavel não vencer a Adap Galo ou se o J. Malucelli bater o Rio Branco, no complemento da rodada, hoje à noite.
Por mais que o empate no Noroeste não tenha sido desastroso, foi muito lamentado por Macuglia e pelos jogadores. Duas vezes à frente no marcador, o Coritiba cometeu erros infantis que propiciaram os gols aos donos da casa, vice-líderes da competição.
O Coxa parece ter sido envolvido pela artimanha do técnico Amauri Knevitz, do Paranavaí, que sem quatro titulares priorizou a marcação e atuou apenas buscando os contra-ataques.
A chance de aniquilar a tática do rival veio logo aos 10 minutos de jogo. Da direita, Ânderson Lima cobrou escanteio com perfeição e Leandro abriu o placar de cabeça quarto gol do zagueiro artilheiro na temporada.
Só que a alegria coxa-branca durou muito pouco. Aos 13, o Vermelinho cobrou rapidamente uma falta e surpreendeu os visitantes. No cruzamento rasteiro de Edenílson, o goleiro Artur e o defensor Henrique quase trombaram, Edison aproveitou e empatou.
Ao contrário do ACP, o Coxa sentiu o baque do gol sofrido e só viria a acordar novamente na etapa final. Mais uma vez o Verdão teve a oportunidade de se impor na partida ficando à frente no marcador. E foi com o garoto Keirrison. Lembrando os arranques do começo de 2006 (antes de ficar um ano parado por causa de duas cirurgias no joelho direito), aos oito minutos, o camisa 9 partiu em velocidade na direção da área e acertou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro Vanderlei.
Entretanto, parece que a lição dos 45 minutos iniciais não foi entendida pelo time do Alto da Glória. Mais um vacilo, dessa vez em um arremesso lateral, resultou no 2 a 2 gol de Tiago aos 15.
Daí em diante os dois times se mostraram muito satisfeitos com a igualdade no placar. O jogo, que anteriormente já não teve muita qualidade técnica, ficou sonolento até o apito final do árbitro.
* * * * *
Em ParanavaíParanavaí 2 x 2 Coritiba
ParanavaíVanderlei; Rodrigo De Lazzari, Augusto e Rones; Adriano, Márcio, Tales (Raphael), Tiago (Agnaldo) e Gustavo; Edenílson e Edison (Léo Santos). Técnico: Amauri Knevitz.
CoritibaArtur; Anderson Lima, Henrique, Leandro e Douglas; Rodrigo Mancha, Juninho, Pedro Ken e Marlos (Juliano); Keirrison e Anderson Gomes (Rafael Santiago). Técnico: Guilherme Macuglia.
Estádio: Waldemiro Wagner. Árbitro: Evandro Rogério Roman. Amarelos: Rones, Tiago, Edenílson e Márcio (P); Henrique e Rafael Santiago (C). Gols: Leandro (C), aos 10, e Edison (P), aos 13 do 1.º tempo; Keirrison (C), .aos 8, e Tiago (P), aos 15 do 2.º tempo.