A informação passada por emissoras de rádio que cobriram a derrota do Atlético Paranaense para o Grêmio, domingo (5), em Porto Alegre, trouxe esperança aos torcedores. Alex Mineiro viria a Curitiba na quarta-feira (8), visita automaticamente associada a um possível retorno do herói do título brasileiro de 2001 à Baixada. O atacante até deve vir à capital paranaense, mas para tratar de assuntos particulares. Segundo o empresário Bruno Paiva, não há negociação em andamento entre o jogador e o Rubro-Negro.
"Não abrimos conversa nenhuma com clube algum. O Alex tem contrato com o Grêmio e não há indicação do clube de que ele será negociado", afirmou Paiva à Gazeta do Povo, por telefone. Durante a conversa, porém, o agente deu a entender que essa situação pode mudar em breve. "O futebol é dinâmico. Hoje ele tem contrato com o Grêmio e vai cumprir, mas amanhã pode mudar", repetiu pelo menos três vezes.
Por enquanto, segundo Paiva, houve apenas duas consultas por Alex, há mais ou menos um mês. A primeira, do futebol do Catar; outra, do Santos. Nos dois casos não chegou a haver proposta oficial.
Alex Mineiro foi contratado no início do ano pelo clube gaúcho com a incumbência de ser o goleador gremista na Libertadores. No início, mesmo sem balançar a rede, teve atuação destacada nas assistências. Uma contusão, porém, o tirou do time titular. Na volta, já com a concorrência de Maxi López e Herrera, perdeu espaço. Ao desperdiçar um gol feito no primeiro jogo semifinal da Libertadores, contra o Cruzeiro, dia 24 de junho, caiu em desgraça com a torcida.
"Atacante tem de fazer gol. Ele não foi feliz contra o Cruzeiro e isso acabou marcado em relação à torcida", reconheceu o agente. "Mas o Alex sabe que é apenas uma fase. Com a história e os números que possui, ele não pode se abalar com um momento ruim."
O maior empecilho para a saída de Alex Mineiro seria financeiro. Como pagou alto para tirá-lo do Palmeiras, o clube gaúcho provavelmente exigiria uma recompensa compatível pela liberação. Pode ser financeira, mas também de jogador a imprensa paulista cogita uma troca por Fabiano Eller, do Santos. Nas duas hipóteses ficaria dificultada a transferência para o Atlético, embora Paiva não descarte o clube paranaense.
"Se o Grêmio tiver a intenção de se desfazer do Alex, eu não desconsideraria nada. Sabemos que ele tem mercado, especialmente em Curitiba. Há um carinho muito grande dele pelo Atlético e do Atlético por ele", comentou. "Alternativa não vai faltar."