Enquanto os pilotos se preparam para o treino de classificação do GP da Europa, hoje, em Valência, seus empresários vão estar bastante ocupados. Ontem, nos intervalos dos treinos livres da prova disputada no circuito espanhol, sob calor intenso, muitos já mantiveram importantes contatos visando definir o futuro de seus pilotos. Sinal de que o mercado da Fórmula 1 está aquecido.

CARREGANDO :)

"Assim que a BMW anunciou que deixaria a Fórmula 1, Wil­liams, Renault e Toyota nos procuraram", afirmou o empresário do piloto polonês Robert Kubica, o italiano Daniele Morelli. Já o diretor-geral da McLaren, o inglês Mar­tin Whitmarsh, não esconde que pode substituir o finlandês Heikki Kovalainen no fim do ano, por causa do desempenho abaixo do esperado.

"Ele precisa evoluir nas corridas. Nas tomadas de tempo tem sido eficiente", disse o dirigente da McLaren. Mas Whitmarsh garante ainda não ter conversado com nenhum piloto, dizendo esperar o anúncio oficial da ida do espanhol Fernando Alonso para a Ferrari, talvez o movimento mais importante do mercado. "A partir daí tu­do irá se movimentar", explicou.

Publicidade

A expectativa geral é de que a Fer­rari anuncie o acerto com Alon­so no GP da Itália, dia 13 de setembro. A chegada do piloto espanhol, atualmente na Renault, significaria a saída do finlandês Kimi Raik­konen.

Nico Rosberg, hoje na Williams, já se antecipou à eventual dispensa de Kovalainen. "Já fui companheiro de equipe de Lewis Hamilton, no kart, e não teria problemas em ser de novo", afirmou o piloto alemão, sonhando com a vaga na McLaren.

A Williams não deverá ter o motor Toyota em 2010 – o motor deverá ser o Renault, com quem ela já fez uma parceria de sucesso no início dos anos 90. Assim, o japonês Kazuki Nakajima deixa o time. Como é provável também a transferência de Rosberg para a McLaren, a escuderia de Frank Williams possivelmente substituirá seus dois pilotos na próxima temporada.

O brasileiro Rubens Barrichello visa a manter-se como companheiro do inglês Jenson Button na Brawn GP. Mas, se não for possível, a Williams pode ser seu destino.

Publicidade