Airton Cordeiro, Carneiro Neto, Dirceu Graeser, Lombardi Júnior, Oldemar Kramer, da capital do estado; e Edson Morais, Fiori Luiz, J. B. Faria, J. Matheus e Tatinha, de outras cidades paranaenses. Os dez radialistas estão retratados na "Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro", livro que tem 231 biografias e será lançado na tarde desta segunda-feira (10), durante o Simpósio de Futebol de Curitiba, no auditório do bloco verde da PUC-PR.
A obra foi organizada pelos jornalistas e professores Nair Prata e Maria Cláudia Santos, com a colaboração de 121 autores. No Paraná, foi coordenada pelos professores Flávia Bespalhok (UFPR) e Emerson Dias (UEL). Teve ainda a participação de mais cinco profissionais: Ana Claudia Cichon, Helen Anacleto, Luiz Paulo Maia, Mario Benedito Sales e Sérgio Prestes da Silva.
"Foi uma honra e uma alegria sem tamanho ter participado desse trabalho. Da pesquisa à montagem do texto foi uma grande emoção. A história desses cinco ícones do nosso rádio ficará eternizada", disse Prestes, ex-jogador e atualmente comentarista esportivo.
"O livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram", explicou Nair Prata, uma das organizadoras do livro, via assessoria de imprensa.
Deixe sua opinião