É fácil identificar a importância que uma vitória do Coritiba sobre o Náutico, sábado às 16h no Estádio dos Aflitos, terá para a campanha do alviverde na Série B do Campeonato Brasileiro. Tabus serão quebrados, aproveitamentos melhorados e a distância que o time tem do atual líder da competição vai diminuir.
No retrospecto entre as duas equipes o Coxa está em desvantagem, já que em 10 jogos, o alviverde venceu apenas duas, perdeu seis e dois jogos terminaram empatados. Para piorar, no Recife-PE, o time paranaense jamais conseguiu somar os três pontos de uma vitória e em seis jogos na casa do adversário, o Coritiba conseguiu apenas um empate. Jogando fora de casa neste Brasileirão, o alviverde disputou seis partidas e conseguiu apenas duas vitórias, empatou um jogo e perdeu os outros três.
Ainda falando desse festival de números, o Coritiba vem embalado por três resultados positivos após a parada do campeonato para realização da Copa do Mundo. Depois de um empate (fora) e duas vitórias (no Couto Pereira), o time encara o atual vice-líder e adversário direto do alviverde na luta por uma das vagas na 1.ª divisão. Uma vitória seria a terceira seguida, o que não acontece há tempos.
O aproveitamento da equipe cresceu consideravelmente após a chegada do técnico Paulo Bonamigo, em substituição a Estevam Soares. "A regularidade na pontuação é muito importante, mesmo sabendo que uma hora os resultados negativos vão aparecer. Por isso deve haver um planejamento. Tendo uma regularidade na pontuação, ou seja, sempre pontuando, você consegue chegar perto dos seus objetivos" disse Bonamigo.
Para conseguir a vitória o técnico poderá repetir o mesmo time que derrotou o Vila Nova na semana passada por 2 a 1. Após uma semana de expectativa, já que alguns jogadores foram poupados e até freqüentaram o Departamento Médico, Bonamigo terá quase todos os jogadores à sua disposição. O esquema tático escolhido será novamente o 4-4-2.
Arthur será o goleiro e terá no sistema defensivo os jogadores Henrique, Batatais, Luis Paulo e Ricardinho. Na meia cancha o volante Márcio Egídio poderá flutuar entre o meio e a defesa conforme a necessidade com Paulo Miranda ao seu lado. Na parte criativa Jackson e Cristian serão os responsáveis por municiar os atacante Alberto e Anderson Gomes.
O artilheiro do Coxa na Série B não marca gols há alguns jogos, mas mesmo assim está confiante. "O jogo será muito complicado, mas estamos motivados pelo momento positivo e vamos em busca de mais três pontos, mesmo jogando em Pernambuco", disse o camisa 9 alviverde, Alberto.
Náutico
O resultado inesperado de derrota do então líder da Série B por 4 a 0 para o Marília, na rodada passada, assustou os torcedores do Timbú. Para não perder mais um jogo, o técnico Paulo Campos recebeu duas boas notícias com as voltas de Carlos Eduardo e Kuki.
Recuperado de uma lesão na panturrilha, o zagueiro Carlos Eduardo foi liberado pelo DM do Náutico e reforça a zaga ao lado de Marcelo Ramos e Breno. Já o atacante Kuki, uma das estrelas do time e xodó da torcida volta após duas lesões que o afastaram dos gramados por semanas.
O técnico Paulo Campos conta com o apoio da torcida para vencer o Coritiba e re-assumir a liderança do campeonato.
Náutico x Coritiba - 29/07/2006, às 16h
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife-PEÁrbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)Auxiliares: Milton Otaviano do Santos, Luiz Carlos Câmara Bezerra (RN)
Náutico - Eduardo, Marcelo Ramos, Carlos Eduardo e Breno; Sidny, Tozo, Pedro Neto, Netinho e Vicente; Kuki e Felipe. Técnico: Paulo Campos
Coritiba - Arthur, Luís Paulo, Batatais, Henrique e Ricardinho; Egídio, Paulo Miranda, Jackson e Cristian; Alberto e Anderson Gomes. Técnico: Paulo Bonamigo