Há quatro rodadas, Evaristo de Macedo chegou ao Atlético com apenas um objetivo: manter o clube na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Quase um mês depois (26 dias exatamente), o discurso mudou. A meta do Rubro-Negro agora é de, em oito dias e três partidas, estar há apenas cinco pontos do quarto colocado e entrar definitivamente na luta pela ainda distante vaga à repescagem da próxima Libertadores.
"Na realidade, hoje nós mudamos um pouco a visão", afirma Evaristo de Macedo, que com a boa fase da equipe sob seu comando (100% de aproveitamento) já demonstra otimismo quanto às chances de chegar ao torneio continental.
Tudo dependerá da sorte e da seqüência de jogos que se inicia hoje, às 16 horas, na Arena, contra o Galo. Depois, o time enfrenta o Fluminense, quinta-feira, em Volta Redonda, e o Paraná, domingo, na Arena.
A conta é complexa. Além de torcer contra os clubes que estão à sua frente, o Furacão quer marcar "15 pontos" nas próximas três partidas que vai disputar. "Enfrentamos o Galo e depois jogamos dois jogos seis pontos", explica o capitão Marcão. O lateral-esquerdo é um dos jogadores que mais almejam o torneio continental, mas sempre alertando para a necessidade de dar um passo de cada vez. "Não adianta nada ficarmos pensando no Fluminense e no Paraná se não vencermos primeiro o Galo."
Nesse ponto, o técnico Evaristo vai mais além na advertência. "Num campeonato em que as partidas valem três pontos, em duas rodadas você pode sair de uma situação tranqüila para momentos de dificuldade. Por isso todos aqueles que têm 45 pontos ainda podem acabar na zona de rebaixamento se relaxarem. Só vamos estar livres se atingirmos os 52."
Os prognósticos discordam do treinador. De acordo com os sites Chance de Gol e Infobola, as chances de o Furacão disputar a Segundona no ano que vem são de 0,2% e 0%, respectivamente. Já as de retornar a Libertadores aumentaram. Antes do Atletiba eram rigorosamente nulas, agora são de 2% e 1%, segundo as estatísticas.
As simulações são feitas com base no retrospecto das equipes durante a competição e, claro, não contam com problemas de última hora, como lesões ou suspensões. No caso do Atlético, por exemplo, para a partida de hoje, os desfalques serão Jancarlos e Lima. Os dois darão lugar a André Rocha e David Ferreira.
Em Curitiba
Atlético
Tiago Cardoso; André Rocha, Danilo, Paulo André e Marcão; Alan Bahia, Cristian, Evandro e Ferreira; Dagoberto e Aloísio.Técnico: Evaristo de Macedo.
Atlético-MG
Bruno; Cáceres, Lima e Leandro Castan; George, Rafael Miranda, Walker, Ramon e Rubens Cardoso; Marques e Uéslei.Técnico: Marco Aurélio.
Estádio: Kyocera Arena. Horário: 16 horas. Árbitro: Elvecio Zequetto (MS). Auxs.: Paulino Mariano Fernandes e Alécio Aparecido Lezzo (MS).
Atlético x Atlético-MG, às 16 horas, no Premiere Esportes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião