• Carregando...

Hamburgo – Pela primeira vez o Equador está classificado para a segunda fase de uma Copa do Mundo. E com sobras. Depois de vencer a Polônia por 2 a 0 na estréia, a seleção, que disputa o segundo Mundial (o primeiro foi em 2002), bateu a Costa Rica por 3 a 0 ontem e assegurou lugar nas oitavas-de-final.

O resultado também garantiu a classificação da Alemanha, que no dia anterior havia derrotado a Polônia com um gol nos últimos intantes. As duas seleções decidem terça-feira, em Berlim, quem fica com o primeiro lugar do grupo A. O detalhe é que, por ter um saldo de gols melhor (5 a 3) os equatorianos entram em campo com a vantagem do empate.

A segunda vitória equatoriana começou a ser construída da mesma maneira que a da estréia: com um gol de Carlos Tenório no primeiro tempo e outro de Agustín Delgado na etapa final. Mas desta vez houve espaço para um bônus. Kaviedes fechou o marcador nos acréscimos.

A equipe sul-americana dominou a partida e não deu chances à Costa Rica, que sofreu com a apagada atuação de seu astro, Wanchope – antes do jogo, o técnico do Equador, o colombiano Luís Fernando Suárez, havia alertado que parar o atacante e seus municiadores, Gómez e Centeno, era a chave para a vitória.

Os costa-riquenhos, treinados pelo brasileiro Alexandre Guimarães, têm de se conformar com a eliminação na primeira fase pela segunda Copa consecutiva. O máximo que a seleção da américa Central conseguiu foi um chute de Saborio no travessão aos 43 minutos do segundo tempo.

Aliás, se essa bola entrasse e o Equador não chegasse ao terceiro gol, a vantagem do empate passaria para o lado alemão na decisão do primeiro lugar do grupo.

Confiança

Depois do jogo, Suárez demonstrou confiança de que pode levar a seleção equatoriana ainda mais longe. "Fizemos história. Esse era o primeiro objetivo, mas não o único. Queremos mais", discursou.

Mesmo tendo pela frente a dona da casa, também com duas vitórias em dois jogos, o treinador admitiu que deve poupar alguns titulares terça-feira. A intenção é ter a equipe titular completa nas oitavas-de-final. "Agora devemos aproveitar, ver que jogadores estarão aptos para essa partida e, finalmente, conhecer nosso adversário nas oitavas-de-final", acrescentou. Na próxima fase, o Equador terá pela frente Inglaterra, Suécia ou, com remotíssimas chances, Trinidad e Tobago.

Em Hamburgo

Equador 3Mora; De la Cruz, Hurtado, Espinoza (Guagua) e Reasco; Méndez, Castillo, Edwin Tenório e Valência (Urrutia); Carlos Tenório (Kaviedes) e Delgado. Técnico: Luis Fernando Suárez.

Costa Rica 0Porras; Umaña, Marín e Sequeira; Wallace, Fonseca (Saborio), Solis, Centeno (Bernard) e González (Hernández); Gómez e Wanchope. Técnico: Alexandre Guimarães.

Estádio: Wolksparkstadion. Árbitro: Coffi Codjia (Benin). Gols: Carlos Tenório aos 7’ do 1.º tempo; Delgado aos 8’ e Kaviedes aos 46’ do 2.º tempo. Cartões amarelos: Castillo, De la Cruz e Mora (E); Marín e Solís (CR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]