• Carregando...
Gael Monfils, da França, bateu o anfitrião Janko Tipsarevic. Vitória pode desequilibrar a final “europeia” da Copa Davis, que continua hoje com a disputa nas duplas | Reuters
Gael Monfils, da França, bateu o anfitrião Janko Tipsarevic. Vitória pode desequilibrar a final “europeia” da Copa Davis, que continua hoje com a disputa nas duplas| Foto: Reuters

Belgrado - Terminou empatado o primeiro dia de jogos pelas finais da Co­­pa Davis. Sérvia e França venceram uma partida de simples ca­­da uma, ontem, em Belgrado. Ga­­el Monfils bateu o anfitrião Janko Tipsarevic e em seguida No­­vak Djokovic fez a alegria da torcida ao derrotar Gilles Simon.

O desempate ocorrerá hoje, a partir das 12 horas (de Brasília), no jogo de duplas. Os sérvios Vik­­tor Troicki e Nenad Zimonjic vão enfrentar Michael Llodra e Arnaud Clement.

Na primeira partida de on­­tem, Monfils, 12.º do ranking mun­­dial, não teve a menor dificuldade para atropelar Tipsa­­revic por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 (7/4) e 6/0. Mesmo jo­­gando contra a pressão da torcida, o francês não se abalou e foi superior em quase toda a partida. Só vacilou no segundo set, quando permitiu duas oportunidades de quebra para Tipsarevic. Ainda assim, salvou as duas, re­­tomou o controle no tie-break e massacrou no último set.

Para obter o tranquilo triunfo, Monfils apresentou um grande desempenho no saque. Além de terminar com 11 aces, contra apenas dois de Tipsarevic, ele venceu 80% dos pontos jogados com o primeiro serviço e 59% com o segundo. O francês também co­­meteu apenas 14 erros não forçados, 24 a menos do que o sérvio.

No segundo embate, Djo­­ko­­vic, número 3 do mundo, ba­­teu Simon por 3 sets a 0, com par­­ciais de 6/3, 6/1 e 7/5. O te­­nista local arriscou muito nos primeiros pontos e desperdiçou boas oportunidades de abrir vantagem no placar. No en­­tanto, deslanchou após fa­­tu­­rar a primeira quebra de sa­­que. Simon mostrou pouca re­­sistência e perdeu os dois primeiros sets.

O francês só reagiu na terceira parcial, quando chegou a obter uma quebra. Contudo, continuou a cometer muitas falhas (ao todo, foram 57 erros não forçados, contra 49 do sérvio) e facilitou a recuperação do rival. Com seguidas bolas vencedoras – foram 36 a 15 na soma final –, Djokovic não teve problemas para abrir vantagem no placar e fechar o duelo após 2h18min.

Os dois tenistas deverão voltar à quadra no domingo para as duas últimas partidas do confronto, de simples. Djokovic de­­verá enfrentar Monfils, enquanto Simon duelará com Troicki ou Tipsarevic.

Ao vivo

Sérvia x França, às 12 h, no SporTV 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]