Belgrado - Terminou empatado o primeiro dia de jogos pelas finais da Copa Davis. Sérvia e França venceram uma partida de simples cada uma, ontem, em Belgrado. Gael Monfils bateu o anfitrião Janko Tipsarevic e em seguida Novak Djokovic fez a alegria da torcida ao derrotar Gilles Simon.
O desempate ocorrerá hoje, a partir das 12 horas (de Brasília), no jogo de duplas. Os sérvios Viktor Troicki e Nenad Zimonjic vão enfrentar Michael Llodra e Arnaud Clement.
Na primeira partida de ontem, Monfils, 12.º do ranking mundial, não teve a menor dificuldade para atropelar Tipsarevic por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 (7/4) e 6/0. Mesmo jogando contra a pressão da torcida, o francês não se abalou e foi superior em quase toda a partida. Só vacilou no segundo set, quando permitiu duas oportunidades de quebra para Tipsarevic. Ainda assim, salvou as duas, retomou o controle no tie-break e massacrou no último set.
Para obter o tranquilo triunfo, Monfils apresentou um grande desempenho no saque. Além de terminar com 11 aces, contra apenas dois de Tipsarevic, ele venceu 80% dos pontos jogados com o primeiro serviço e 59% com o segundo. O francês também cometeu apenas 14 erros não forçados, 24 a menos do que o sérvio.
No segundo embate, Djokovic, número 3 do mundo, bateu Simon por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/1 e 7/5. O tenista local arriscou muito nos primeiros pontos e desperdiçou boas oportunidades de abrir vantagem no placar. No entanto, deslanchou após faturar a primeira quebra de saque. Simon mostrou pouca resistência e perdeu os dois primeiros sets.
O francês só reagiu na terceira parcial, quando chegou a obter uma quebra. Contudo, continuou a cometer muitas falhas (ao todo, foram 57 erros não forçados, contra 49 do sérvio) e facilitou a recuperação do rival. Com seguidas bolas vencedoras foram 36 a 15 na soma final , Djokovic não teve problemas para abrir vantagem no placar e fechar o duelo após 2h18min.
Os dois tenistas deverão voltar à quadra no domingo para as duas últimas partidas do confronto, de simples. Djokovic deverá enfrentar Monfils, enquanto Simon duelará com Troicki ou Tipsarevic.
Ao vivo
Sérvia x França, às 12 h, no SporTV 2.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião