Dos 11 jogadores que entrarão em campo pelo Paraná na noite de hoje (20h30) contra a Ponte Preta, em Campinas, apenas um é formado nas categorias de base do clube. O goleiro Thiago Rodrigues, reserva, mas que substitui pelo terceiro jogo seguido Zé Carlos afastado por ter contraído rotavírus.
Mesmo com a boa estrutura do Centro de Treinamento Ninho da Gralha, que tem quatro campos de futebol, edifício para hospedagem e centro médico e de fisioterapia, os frutos têm sido escassos.
Do atual elenco, apenas 16% (6 dos 36 atletas) é composto por pratas da casa e nenhum deles vêm jogando com regularidade durante este ano. "Temos feito coletivos contra os juniores. Trouxemos o [meia] Marquinhos Carioca, mas como nosso plantel está inchado com os jogadores contratados, não temos muito espaço", afirma o técnico Guilherme Macuglia.
Desde que foram terceirizadas, no acordo para a construção do Ninho da Gralha, em 2008, as categorias de base do Tricolor não têm conseguido obter bons resultados. Além de ter diminuído o número de atletas promovidos ao time profissional, as equipes inferiores do Paraná não conquistam um título estadual há quatro anos, quando venceu o Estadual sub-20.
Renê Bernardi, vice-presidente de patrimônio do clube e sócio da empresa Base parceira na administração do CT e dona de 50% dos direitos econômicos de todos os garotos formados no clube , confessou que não recorda quando foi o último título conquistado pelo Tricolor. "Não lembro. Não tenho essa informação no momento."
Os últimos jogadores formados no Paraná que despontaram foram os meias-atacantes Kelvin, vendido ao Porto no início do ano, e Diego, negociado com a empresa Traffic. Há alguns anos, nomes como Thiago Neves, Ricardinho, Lúcio Flavio, Tcheco, Ilan, Márcio Nobre e Everton foram crias do Tricolor.
Voltar a revelar craques é um dos objetivos da diretoria, que já anunciou a intenção de contar com um número maior de garotos da base para a temporada 2012. "O Paraná tem infraestrutura para isso. O mínimo é que o clube tenha 40 ou 60% do grupo formado aqui", disse Macuglia.
Para a partida contra a vice-líder Ponte Preta, o treinador vai repetir o esquema com três zagueiros. Mas abre mão de um atacante, Ricardinho, para a entrada de um meia, Douglas Packer. A outra novidade será o volante Maycon Freitas, no lugar do suspenso Sílvio.
Ao vivo
Ponte Preta x Paraná, às 20h30, no SporTV e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
Deixe sua opinião