No Brasil, Athletico e Flamengo já estão garantidos por terem sido campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão e Libertadores, respectivamente. Palmeiras, Santos, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional estão matematicamente classificados pelo Brasileirão.
Brasil
O Brasil é detentor de sete vagas na Libertadores (seis pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Brasil). Com o título do Flamengo da Libertadores 2019, este número aumenta para oito.
Os quatro melhores times no Brasileiro, mais o Furacão e o Flamengo, garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Os demais entram na fase eliminatória.
Argentina
A Argentina possui seis vagas, e cinco delas já estão preenchidas: Racing (campeão da Superliga 18/19), Defensa y Justicia (vice), Boca Juniors (terceiro), River Plate (quarto) e Tigre (campeão da Copa Superliga 2019). A única vaga restante ficará com o campeão da Copa Argentina 2019, que já está em sua fase semifinal.
Bolívia
A Bolívia tem quatro vagas e apenas o Bolívar (campeão do Apertura 2019) está classificado. As outras três vagas serão definidas pelo campeão do Clausura 2019 e os dois melhores classificados na tabela acumulada da competição.
Chile
O Chile ainda não tem nenhum classificado. Mas as vagas são divididas entre os três melhores colocados na primeira divisão chilena, mais o campeão da Copa do Chile 2019.
Colômbia
Na Colômbia, os classificados até aqui são o Junior Barranquilla (campeão do Apertura 2019) e o Independiente Medellín (campeão da Copa Colombia 2019). As outras duas vagas serão destinadas ao campeão do Finalización 2019 e ao melhor colocado geral.
Equador
No Equador, as vagas são todas pelo campeonato nacional. Os quatro melhores colocados participam da Libertadores. O Barcelona de Guayaquil e o Macara já estão classificados, mas ainda sem posições definidas. Outro equatoriano classificado é o Independiente Del Valle, que sagrou-se campeão da Sul-Americana e ganhou vaga direta na fase de grupos.
Paraguai
No Paraguai, o Olimpia (campeão do Apertura 2019), é o primeiro classificado. Estão garantidos também o Cerro Porteño, Guarani e o Libertad, mas ainda não sabem em quais posições.
Peru, Uruguai e Venezuela
O Campeonato Peruano garante quatro vagas. Os classificados são o Alianza Lima, o Binacional, Universitario e o Sporting Cristal. Por fim, os uruguaios e os venezuelanos também têm quatro vagas cada.
No Uruguai, o Nacional, Peñarol e Cerro Lago já estão garantidos. Já na Venezuela, Caracas, Deportivo Táchira e Estudiantes de Mérida já estão classificados.
Ao todo, serão 47 clubes disputando o título mais importante da América do Sul. O início da competição será no dia 21 de janeiro, na fase eliminatória, e a grande final será dia 21 de novembro já definida para o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Veja a lista dos clubes classificados por país:
Brasil: Athletico, Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional.
Argentina: Racing, Defensa y Justicia, Boca Juniors, River Plate e Tigre
Bolívia: Bolívar
Colômbia: Junior Barranquilla e Independiente Medellín
Equador: Barcelona de Guayaquil, Macara e Independiente Del Valle
Paraguai: Olimpia, Cerro Porteño, Libertad e Guarani
Peru: Alianza Lima, Binacional, Sporting Cristal e Universitario
Uruguai: Nacional, Peñarol e Cerro Largo
Venezuela: Caracas, Deportivo Táchira e Estudiantes de Mérida
G6, G7 ou G8 no Brasileirão?
Como explicado acima, os brasileiros possuem seis vagas via Brasileirão. Mas o número aumentou com o Flamengo sendo campeão da Libertadores e o Athletico ficando entre os seis primeiros.
G8 - Flamengo campeão da Libertadores e Athletico entre os sete primeiros no Brasileirão.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião