O barco Ericsson 3, comandado pelo sueco Magnus Olsson, segue abrindo vantagem na liderança da quinta etapa da Volvo Ocean Race, a regata Volta ao Mundo. Após 23 dias desde a largada na cidade de Qingdao, no nordeste chinês, a embarcação já percorreu mais de 7 milhas náuticas de um total de 12 mil até o Rio de Janeiro.
Depois de cruzar o portal de pontuação, próximo ao litoral da Nova Zelândia, na segunda posição, o Ericsson 3 optou por um rota mais ao norte que seus adversários para contornar uma região de alta pressão no sul do Oceano Pacífico. A estratégia deu certo, e agora o barco já abre mais de 200 milhas náuticas para o segundo colocado Ericsson 4, liderado pelo brasileiro Torben Grael.
Com rota mais ao norte, parecida com ao Ericsson 4, o barco norte-americano Puma Ocean Race segue na terceira posição da prova, 20 milhas náuticas atrás da embarcação comandada por Torben Grael. Os barcos Green Dragon e Telefónica Blue, com uma rota mais ao sul são os mais próximos do primeiro portão de gelo da prova (meta volante, que deve ser contornada pelo norte para evitar a região de icebergs), mas detêm as piores médias de velocidade, abaixo de 20 nós.
Esta é a etapa mais longa da regata da Volvo Ocean Race, com chegada prevista para o fim de março, no Rio de Janeiro. O ponto mais difícil do trajeto deve ser a passagem pelo Cabo Horn, no extremo sul do continente americano, na transição do Oceano Pacífico para o Atlântico.
Classificação da quinta etapa da Volvo Ocean Race, às 15 horas (de Brasília)
1. Ericsson 3 - a 5.154 milhas náuticas da chegada
2. Ericsson 4 - a 229 milhas náuticas do líder
3. Puma - a 248 milhas náuticas
4. Green Dragon - a 379 milhas náuticas
5. Telefónica Blue - a 553 milhas náuticas
Classificação geral da Volvo Ocean Race:
1. Ericsson 4 - 53 pontos
2. Telefónica Blue - 44,5
3. Puma Ocean Race - 44
4. Green Dragon - 32
5. Ericsson 3 - 31,5
6. Telefónica Black - 21
7. Delta Lloyd - 12
8. Team Russia (abandou, por falta de verba) - 10,5
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião